Água-viva-juba-de-leão: conheça a criatura marinha que pesa 1 tonelada e brilha no escuro
Animal tem corpo quase totalmente gelatinoso e composto principalmente de água, sem partes sólidas
Por
Maria Camila Salas Valencia
, Em El Tiempo — Bogotá
16/09/2025 04h00 Atualizado há 7 horas
A água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata) é um dos animais mais surpreendentes do oceano devido ao seu tamanho e características únicas. Este invertebrado, registrado em 2014 pelo Guinness Book como a água-viva mais pesada do mundo, pode atingir um peso estimado de até uma tonelada, apesar de seu corpo ser quase totalmente gelatinoso e composto de água.
O nome "juba-de-leão" vem do formato de seus tentáculos, que podem medir até 30 metros de comprimento. Esses apêndices estão distribuídos em oito grupos que podem totalizar quase 1.200 tentáculos individuais , tornando a espécie um poderoso predador marinho. Seu tamanho é tão imponente que rivaliza com o da baleia-azul, o maior animal que já existiu na Terra.
Veja fotos de criaturas do mar premiadas em concurso
Bioluminescência e hábitos alimentares
Além do tamanho, a Cyanea capillata possui outras características notáveis. Entre elas está a capacidade de produzir bioluminescência, fenômeno que lhe permite emitir luz no escuro. Também é notável por seu comportamento alimentar, que inclui canibalismo. A espécie consome medusas menores, além de peixes pequenos e zooplâncton.
O processo de captura das presas é realizado por milhares de nematocistos, células urticantes presentes em seus tentáculos. Estes atuam como uma espécie de rede ou cortina flutuante de ferrões, imobilizando os organismos marinhos que entram em contato com eles, facilitando assim sua ingestão.
Distribuição e registro histórico
A água-viva-juba-de-leão vive principalmente em águas abertas e frias do Atlântico Norte, do Pacífico Norte, do Mar do Norte e também em partes do sul da Austrália. O Guinness World Records estima seu peso com base no volume, comprimento de tentáculos e massa corporal total, pois não possui estruturas sólidas que permitam medições diretas.
Com essas características, a Cyanea capillata se consolida como um dos organismos marinhos mais singulares, tanto pela aparência quanto pela relevância científica no estudo da biodiversidade oceânica.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2025/09/16/agua-viva-juba-de-leao-conheca-a-criatura-marinha-que-pesa-1-tonelada-e-brilha-no-escuro.ghtml?
Comentários
Postar um comentário