CONHEÇA 10 ÁRVORES SAGRADAS

carvalho,a árvose sagrada dos druidas

CONHEÇA 10 ÁRVORES SAGRADAS

As árvores, seres de vida muito extensa e de funções extremamente relevantes ao ecossistema planetário, eram entes sagrados nas culturas antigas, dotadas dos mais altos poderes simbólicos: desde o oráculo de Zeusem Dodona que se manifestava num carvalho, ao freixo sagrado Yggdrasildas culturas nórdicas, ou ainda a figueira sob a qual Buda alcançou o nirvana. No seu sentido mais geométrico a árvore representa um eixo vertical ramificado nos extremos que liga dois infinitos opostos: o céu e a terra, e serve de referência ou guia do homem na sua caminhada para o conhecimento. A árvore sagrada era vista em diferentes culturas como o eixo do mundo, Axis Mundi, signo da regeneração da comunidade. O druida na cultura celtaera considerado simultaneamente vidente, curandeiro e filósofo. Há árvores centenárias ou milenares ainda vivas. Se fosse possível aprender com elas, com certeza a evolução dos seres humanos teria tomado outro rumo.
Confira nossa lista.
1- Carvalho:
carvalho 001
Árvore símbolo adotada pelos Druidas célticos, essencialmente escolhida por sua imponência e por sua longevidade.
2- Axis Mundi:
axis mundi
Árvore que torna possível a ligação entre os seres humanos e os deuses.
3- Yggdrasil:
yggdrasil
Árvore da vida dos nórdicos. (A mitologia nórdica exerce extrema influência em algumas religiões atuais)
4- Baobá:
Baoba 001
Árvore africana sagrada, há especulações de que esta árvore tenha se tornado sagrada primordialmente pelo fato de ela armazenar em média 120.000 litros de água.
5- Árvore da Vida:
arvore da vida
Árvore que aparece em Gênesis 2:9 (Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal). Novamente encontramos a representação da serpente como no Yggdrasil.
6- Piteira:
piteira-do-caribe 001
piteira 2
Asteca, geralmente o Xamã da tribo se alimentava com a seiva da Piteira.
7- Virola:
virola
Árvore enteogena sagrada na região da Colômbia. Povos locais utilizam-se da Virola em pó para encontro com os deuses até hoje.
8- Iroko:
Iroko1
Sagrada para Candomblé africano está ligada a fecundidade e longevidade. A madeira da Iroko é hoje muito utilizada na construção civil. No Brasil algumas vertentes do Candomblé atribuem também a Ganeleira Branca e a Jurema Preta.
9- Oliveira:
oliveira
Simbolicamente foi uma oliveira florida o dom que Atena ofertou no concurso para a escolha do nome da cidade que ficou nomeada sob a sua proteção, pois venceu junto do júri dos deuses. A oliveira florida, promessa de fruto, dá origem ao azeite, o óleo sagrado, que tempera, alimenta e ilumina. Christos em grego significa ungido pelo óleo sagrado.
10- Wang – A árvore do homem:
WANG
Os três traços horizontais do símbolo wang representam o céu, o homem e a terra, por ordem descendente, ligados verticalmente por um quarto traço, o espírito. O homem referido é o homem universal que tem como função ser mediador entre o céu e a terra, através do seu pensamento.
“A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma”. Auguste Rodin
A Samauma é a “Mãe da Floresta”. Para os Ticunas, tribo amazônica, o mundo nasceu dela.O caboclo se comunica pelo som produzido na batida no tronco da Samaúma, pois ela retém água em seu tronco e a vai liberando, na época da seca, mantendo a hidratação das árvores ao redor.
Ela produz paina, utilizada como enchimento de coletes salva-vidas.
O nome científico da Samaúma é Ceiba petandra e em todos os países da América latina ela é sagrada e árvore símbolo, conhecida como El Ceibol. Em Cuba, há uma praça chamada El Templete, onde nasceu Havana, onde existe um Ceibol e um pouco de terra de todos os países latino-americanos.
No jardim botânico do Rio de Janeiro, tem uma Samaúma enorme, onde Tom Jobim buscava inspiração.
O curupira, com seus pés virados para trás é o protetor das matas e vive na Samauma.
Nos cemitérios indígenas da Amazônia sempre há uma Samaúma. Alguns pajés fazem trabalho de cura aos pés da Mãe da Floresta.
É a maior árvore da floresta.
(Frisamos que todas as árvores são sagradas, e devem ser preservadas, há toda uma troca de energias no contado com a força energética contida numa árvore, quem nunca abraçou uma árvore, encostou sua cabeça sobre seu tronco, está perdendo o colo da mãe natureza. Abaixo estamos colocando alguns textos falando sobre algumas, mas fora essas que estão aqui relatadas tem várias outras, como a Jaqueira, Amendoeira, Jurema, que merecem um texto a parte. Lembramos que hoje dia da Árvore, devemos pensar em enriquecer nossa flora, preservando. Porque preservando a natureza estaremos preservando a nós próprios, boa leitura – by Cris)
Fonte:https://orixaessenciadivina.wordpress.com/2015/09/21/conheca-10-arvores-sagradas/comment-page-1/

Postagens mais visitadas deste blog

XINGU : O PARQUE NACIONAL INDÍGENA DO XINGU

JARDIM VERTICAL : PAREDES VIVAS,COMO SOLUÇÃO PARA OS TEMPOS MODERNOS

PLANTAS COMPANHEIRAS E PLANTAS ANTAGÔNICAS : ALELOPATIA