RECORDE DE CALOR: SENSAÇÃO TÉRMICA CHEGA A 58ºC SÁBADO DE PRAIA COM ÁGUAS TURVAS NO RIO DE JANEIRO-BRASIL

 

Praia do Leme: banhistas estranharam a água turva, fenômeno tem a ver com altas temperaturas
Praia do Leme: banhistas estranharam a água turva, fenômeno tem a ver com altas temperaturas Adriana Freitas

Recorde de calor: sensação térmica chega a 58ºC em sábado de praia com águas turvas no Rio

Temperatura registrada também foi a maior da estação: 41,1ºC, no mesmo bairro. Já a menor sensação registrada pelo Alerta Rio foi no Alto da Boa Vista: nada menos que 40,3ºC . Nas praias, proliferação de algas deixou as águas escuras

Por Carmélio Dias — Rio de Janeiro

04/02/2023 17h34  Atualizado há 22 horas

O sábado de agito pré-carnavalesco no Rio foi em altíssima temperatura. De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica bateu os 58°C, registrados às 15h no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, recorde deste verão. A temperatura máxima, que também foi a maior registrada na estação até o momento, ficou em 41,1°C, às 15h45, também em Santa Cruz. A menor sensação térmica foi no Alto da Boa Vista, e esteve longe de ser amena: 40,3ºC às 13h45. Já de acodo com o Climatempo, a temperatura máxima na cidade bateu 38,8º C na Marambaia, também na Zona Oeste da cidade, o que é igualmente recorde deste verão de acordo com as medições usadas pelo site de previsões meteorológicas.


O carioca, como de praxe, aproveitou o dia de sol e calor entre blocos e praias. No Leme, na Zona do Sul do Rio, banhistas estranharam a cor escura da água do mar. O fenômeno foi observado também no Arpoador e em Grumari. De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, o fenômeno é comum no verão e foi registrado recentemente também na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Trata-se de um aumento grande na quantidade de algas e tem como causa, entre outras, a alta temperatura da estação.

Proliferação de algas chamou a atenção de banhistas no Leme, neste sábado — Foto: Adriana Freitas

Proliferação de algas chamou a atenção de banhistas no Leme, neste sábado — Foto: Adriana Freitas

— É a mesma coisa que flagrei em Angra. Trata-se de uma explosão demográfica de microalgas pardas ou vermelhas. Acontece normalmente no verão com temperaturas altas, forte incidência solar e os nutrientes que estão em grande quantidade na zona costeira. A água pode se tingir de várias cores dependendo do microorganismo que está em proliferação — disse Moscatelli.

De acordo com o biólogo, as algas geralmente não oferecem risco aos banhistas.

— Normalmente não há risco, mas quem precisa determinar isso são os órgãos ambientais por meio de coletas e identificação da espécie dominante.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a coloração escura observada na Praia do Leme se deve a presença da espécie de alga Tetraselmis sp e que não oferece riscos à saúde dos banhistas. Esse tipo de alga é a mesma encontrada nas águas das praias do Arpoador e de Grumari neste sábado, que também apresentaram com coloração escura.

No início da noite de sábado o Alerta Rio, divulgou boletim no qual informa a existência de núcleos de chuva nas zonas Sul e Norte, com nuvens baixas. A previsão para a noite é de chuva fraca a moderada em pontos isolados do município.

— É típico do verão. Há uma associação da alta disponibilidade de umidade com áreas de instabilidade que causam esse efeito de calor localizado. Santa Cruz, Irajá e São Cristóvão foram os lugares mais quentes no dia de hoje. Mesmo assim, ainda permanece a chance de pancadas de chuva rápidas e isoladas que são características da estação — diz Anselmo Pontes, meteorologista do Sistema Alerta Rio.

CONFIRA AS MAIORES TEMPERATURAS DO VERÃO 2023 ATÉ AQUI:

41,1°C no dia 04/02

40,3°C no dia 15/01

39,6°C no dia 31/01

MAIORES SENSAÇÕES TÉRMICAS REGISTRADAS:

58°C no dia 04/02

54°C no dia 15/01

51,1°C no dia 14/01

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/02/calorao-sensacao-termica-chega-a-58oc-em-sabado-de-praia-com-aguas-turvas-no-rio.ghtml?li_source=LI&li_medium=news-page-widget

Comentários