NASA DIVULGA VÍDEO ACELERADO COM O 'MAIS COMPLETO RETRATO GLOBAL DA VIDA NA TERRA'

Nasa divulga vídeo acelerado com o ‘mais completo retrato global da vida na Terra’ 


Por 20 anos, satélites da Nasa, agência especial americana, filmaram a vida na Terra. As imagens, segundo cientistas, formam a “mais completa fotografia” do nosso planeta. Confira, no vídeo, as mudanças.
“O que estamos tentando aprender aqui não é só a existência e distribuição de padrões de vida na Terra, mas como todo o ecossistema se conecta. Então, não é só uma observação do oceano, não é só uma observação do solo, não é só uma observação da atmosfera, é observar todas essas coisas juntas”, diz Jeremy Werdell, oceanógrafo da Nasa.
As imagens retratam a mudança climática. Dá para ver, por exemplo, a mudança no volume de neve ao longo dos anos, e uma alteração na cor do oceano causada por um conjunto de plantas marinhas chamado fitoplâncton.
“Uma das coisas interessantes que estamos vendo é que, se você olhar para esses desertos (no meio o mar) ali… A área desse roxo está começando a ficar maior e maior com o tempo, e isso é consistente com nosso entendimento de um planeta mais quente”, diz Werdell.
O registro das mudanças na Terra pode ajudar até na busca por vida em outros planetas, garantem os cientistas.
“Esse é o único lugar onde pode ser estudada a conexão entre nossa vida, a vida das plantas, a vida dos animais, no ecossistema ao redor. Então, ao fazer isso, nós conseguimos compreender melhor como essas conexões são feitas, o que tornará bem mais eficiente a procura por vida em outros planetas”, afirma o oceanógrafo.
Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/geral-42111829

Comentários