MEDICINA DA TERRA

Imagem relacionada

MEDICINA DA TERRA

Imagem relacionada

Fotos e texto: José Elias Mendes


O Xamanismo, ao contrário do que se pensa, não é uma religião ou doutrina. Trata-se apenas de uma filosofia de vida que trabalha com o espiritual, tomando por base os conhecimentos de tudo que se extrai da natureza. Com origens datadas de 40 a 50 mil anos, na Idade da Pedra, o Xamanismo honra ao Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos e outras manifestações da natureza que compartilhamos a existência nesta vida.
Considerada a mais antiga prática espiritual da humanidade, este estilo de vida prega o respeito pela ecologia, o reconhecimento do Sagrado, a necessidade de expandir a consciência e obter resposta em mundos paralelos, além da prática do amor incondicional. Em suma, o Xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.
A Nós participou de um ritual xamânico, a Meditação da Lua Cheia, que acontece mensalmente no Espaço Luanda, uma chácara nos arredores rurais da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em noites iluminadas por aquela lua. Quem comanda o espaço e o ritual é Luisa Galvão, ex-jornalista que decidiu largar tudo para se dedicar exclusivamente ao Xamanismo. Além de cuidar do espaço e oferecer o rito uma vez por mês, ela ainda ministra cursos sobre o tema no Instituto ATMA, na mesma cidade.
Confira a fotorreportagem produzida nesta visita e conheça alguns conceitos do Xamanismo.
Fogo: Todo ritual xamânico acontece ao redor de uma fogueira. Isso, porque o fogo simboliza a presença do Grande Mistério durante o rito e representa a conexão com o Espírito Criador.
Xamã: O Xamã é o especialista do Sagrado e comanda o ritual. Para se tornar um Xamã, a pessoa recebe um chamado espiritual, passa por treinamentos e só então é reconhecido pela comunidade.
Medicinas: O Xamanismo acredita que os elementos da natureza nos proporcionam Medicinas capazes de produzir curas, tanto físicas quanto espirituais. Alguns exemplos destas Medicinas são o rapé, o tabaco e a ayahuasca.
Animal de Poder: O Xamanismo também crê que cada pessoa carrega consigo um Animal de Poder, ou Totem. Esses animais são uma espécie de força que ajudam o ser humano na busca por harmonia. Cada animal tem seus talentos específicos e estão relacionados às características que devemos desenvolver.
Guardião do Fogo: É o responsável por manter a chama da fogueira acesa.
Elementos da natureza: A Terra é relacionada com o corpo físico e as sensações. A Água com a alma, as emoções e os sentimentos. O Ar com a mente, os pensamentos e ideias. E o Fogo com o espírito e a consciência.

Saiba Mais
Esses foram apenas alguns conceitos resumidos do Xamanismo, uma filosofia complexa e milenar. Tem interesse em conhecer a fundo os preceitos desta crença? Acesse o Portal do Xamanismo.

Fonte:https://revistanos.org/2015/06/01/medicina-da-terra/

Comentários