COYOTE ALBERTO RUZ - UM MEXICANO PIONEIRO DA ECO-VILA NO MUNDO,SEMPRE EM COMUNHÃO COM A MÃE TERRA

Coyote do arco-íris em Chalmita

COYOTE ALBERTO RUZ - UM PIONEIRO DA ECO-VILA NO MUNDO,EM COMUNHÃO COM A MÃE TERRA
RELATO PESSOAL BIOGRÁFICO
Nasci na Cidade do México em 11 de setembro de 1945
Minha primeira infância viveu em Yucatan, com a minha família, um pai, aventureiro e arqueólogo Alberto Ruz Lhuillier especializada em cultura maia que alcançou grande reconhecimento em sua vida como o descobridor da tumba real de um governante nobre da dinastia Palenque em Chiapas, e um grande mestre da vida, a minha mãe, Blanca Buenfil, mestiça nascidos e criados na cidade de Campeche, no sudeste do México, e meu companheiro, meu irmão Jorge, dois anos mais jovem, nascido em Mérida.
Meu adolesc cia e juventude passou na Cidade do México, capital do México, onde estudei no Liceo Franco Mexicano em alta 5 Coapa, Faculdade de Química, da Escola Nacional de Economia e poderes de Ciências Políticas e Sociais e o de Filosofia na UNAM, sem terminar nenhuma das corridas.
Decidi em 1968 a academia, a família e o país, para dedicar-me por 15 anos a viajar ao redor do mundo, para aprender todo tipo de atividades relacionadas à sobrevivência em diferentes ambientes e ambientes culturais, para estudar as culturas de dezenas de povos de quatro continentes, e aprofundar o conhecimento das experiências de coletivos e comunidades, emergentes e tradicionais em todos os países em que vivi. Sempre acompanhado por um grupo de pessoas que estavam conformando nossa tribo multicultural, durante muitos anos vagando: os Hathi Baba e os Elefantes Iluminados.
Elephants-Troupe
Em 1982, como grupo, decidimos procurar uma terra e estabelecer-nos, com nossos filhos nascidos nas viagens, nossos companheiros e com alguns amigos que se juntaram a nós naquele momento para fundar nossa comunidade, centro experimental de oficinas e agora projetar em transição o Ecoaldea: Huehuecóyotl.
Treze anos após a fundação de Huehuecóyotl, em 1996, decidi iniciar uma nova aventura de projeto itinerante, uma eco-caravana educacional, experiencial, artística e multicultural para viajar pelo continente central e sul-americano para chegar à Terra de Fogo, e a partir dessa visão e compromisso comigo mesmo, surgiu o Rainbow Caravan for Peace.
A-004-Brasilia, dia do lançamento - cópia
Com a Caravana e com mais de 400 voluntários ao longo da jornada, viajei por 13 anos até 2009, 17 países, dezenas de cidades, centenas de comunidades rurais, visitando, apoiando e criando uma grande quantidade de projetos comunitários, ecoaldeia, centros de permacultura e redes de grupos e organizações para a sustentabilidade, bem como um grande número de aldeias indígenas, afro-americanas, favelas, para trazer para cada um desses sites e suas comunidades, um menu de conhecimento diversificado sobre permacultura, bioconstrução, ecotecnologia design ecológico, tomada de decisão, resolução de conflitos, saúde integral, nutrição, eco-pedagogias, música, dança, teatro, artes circenses e outras artes cênicas.
K-030-Araponga Indianos, tubulação e tubulação
Coyote Alberto e Cacique Guarani

F-004-Mocidade, entrevista ao Dom                                         Coyote Alberto e Capoeira Mestre de São Paulo
O Guru eo Coyote (2)




                     
                                                                                                                                                                                                           Swami Paramadvaiti e Coyote Alberto
Da mesma forma, em todos os lugares onde paramos, a equipe do Caravan aprendeu de suas características particulares, culturais, organizacionais, econômicas, cerimoniais, costumes, formas de comer e viver com seus ambientes naturais e sociais. Em suma, a Caravana foi transformada em uma verdadeira "Escola Viver", como foi categorizado no Brasil, quando convidado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, durante uma das administrações do presidente Lula da Silva, para fazer parte do recém-criado criou um programa re-evolutivo de Live Culture Points nesse país.
Em 2009, apenas 13 anos após o início, a Caravana terminou sua jornada e fase itinerante na América do Sul, criando uma Vila da Paz no Fórum Social Mundial que teve lugar naquele ano na cidade brasileira de Belem de Pará. Tendo cumprido esse compromisso, decidi voltar ao México para uma nova etapa da minha existência bem-aventurada.
Tendo chegado recentemente ao país, fui convidado pela escritora Laura Esquivel e pelo Mestre Antonio Velasco Piña e concordei em colaborar com eles na Direção Geral da Cultura na Delegação de Coyoacan, para levar para as cidades, colônias e bairros da referida demarcação da cidade de México, algumas das experiências bem-sucedidas que colocamos em prática na Caravana. Essa idéia ecobairros programa, apoiado pela Direcção, o Chefe Delegacional e CONACULTA, pode levar mais de dois anos para 10 locais diferentes em Coyoacan emergiu.
Naquela época, uma equipe de uma dúzia de eco-ativistas e profissionais, com uma exposição itinerante de 40 ecotecnias, ea própria pedagogia, além de uma visita de uma semana no nosso Ecovillage Huehuecoyotl, oferecemos treinamento básico de promotores Ecobarrios para mais de 450 pessoas de todas as idades, de modo que este, por sua vez, possa replicar o que eles aprenderam em seus próprios bairros, cidades e colônias.
Após a administração da delegação em 2012, alguns meses depois, fui convidado por dois queridos camaradas, Fabio Manzini e Tiahoga Ruge, e novamente eu aceitei, juntar-me à equipe de uma recém-criada e ambiciosa Secretaria de Desenvolvimento Sustentável no estado de Morelos . A posição que me foi dada foi a do Diretor de Cultura Ambiental, que achei ser muito apropriada para toda a minha carreira e experiência de vida de várias décadas dedicada precisamente a esses tópicos.
Eu mantive o cargo por 10 meses, tentando aproveitar o espaço para expandir o tema da sustentabilidade para o cultural e ecológico, entendido também como a herança das manifestações culturais dos povos originais, e enfrentei uma rejeição fechada e absoluta de certos gestores da Secretaria, por isso fiquei muito aliviado quando me pediram demissão no outono de 2013.
Desde então, e uma vez instalado em nossa própria casa em Huehuecóyotl com minha parceira Veronica Sacta, depois de quase 18 anos de não ter um espaço próprio, no início desta nova etapa da minha vida, na qual queria colocar um pouco de ordem para meus inúmeros arquivos, caixas de documentos, fotografias, vídeos e minha biblioteca, e quando comecei a escrever um longo ensaio de autobiografia, fiquei cada vez mais interessado no assunto dos Direitos da Mãe Terra, especialmente de a declaração feita pelo presidente Evo Morales da Bolívia em 2010 durante a COP 17 na Dinamarca, que seu país, como o Equador fez há alguns anos antes, adotou na legislação da Constituição Federal para os Direitos da Pachamam
Veronica e eu fomos convidados a participar de vários fóruns para discutir a possibilidade de adotar esses mesmos direitos na cidade.do México, a instância de um jovem deputado chamado César Daniel Madruga, a quem nos encontramos em vários eventos organizados pelo Conselho Universal de Sabedoria. Quando, em setembro de 2013, a Assembleia Legislativa da DF aprovou com precisão a proposta de Lei que surgiu dos Fóruns, a César convidou-nos a fazer parte de uma equipe que, desde o início de 2014 até a data, começou, por um lado, a promover uma nova emenda da Lei da Saúde, que incorpora os direitos à Saúde Emocional e, no meu caso, promover a Declaração Universal Nacional e Internacional dos Direitos da Mãe Terra-Natureza. E nisso eu me encontrei e concentrei meu tempo e minha paixão até este momento em que eu coloquei esta pequena sinopse da minha vida em nossa nova página de Huehuecóyotl.
Termino dizendo que as visões e conquistas mais importantes da minha vida, sempre acompanhadas por um grupo entusiasta e solidário de irmãos, foram:
Eu consegui viver todos os meus sonhos com todos os seus milhares de aventuras, viagens, experiências, amigos e professores que me deram este pequeno mas grande tribo dragões Elefantes-chacais da qual já fazem parte, minha mãe, eu, meus filhos e meus netos.
A co-criação em 1982 e a animada manutenção de nossa Ecovillage Huehuecóyotl, que já chegou a 33 na primavera de 2015.
Originação e modelagem de rede Eco-Alternativas começamos juntos meu então parceiro de Sandra Comneno e em Huehuecoyotl, e continua a crescer três décadas mais tarde e até à data, na forma do Conselho Vision of Guardiões da Terra 
XI Visions Council-2011 117
A criação e toda a aprendizagem da lenda épica e viva que foi durante treze anos a Caravana do Arco-Íris pela Paz.
Co-gestação do Conselho de Assentamentos Sustentáveis ​​das Américas (CASA) nos níveis continental e nacional, como parte fundamental da Rede Global de Ecovilas http://casa.ecovillage.org/   http://www.casacontinental.org / e  http://casamexico.org/
E que tenho quatro filhos de quem sou extremamente orgulhoso, Odin, Mayura, Ixchel e Solkin, cada um já mestre de seu próprio destino; bem como seis netos que começam lentamente a encontrar seus próprios caminhos, Arun, Sebastian, Amaya, Nayelli, Ilan e Ezra. E quero agradecer a todos por maravilhosas mães de meus filhos, Gerda Hansberg, Sandra Comneno e Lourdes Ondategui, bem como as mães dos meus netos, Kena, Mayura e Saidie.
Quatro crianças na Itália





As crianças, Odin, Ixchel, Mayura e Solkin
Coyote Aniversário 69 (48)
Vovó Coyote Alberto com netos, Ezra, Ilan, Nayelli, Sebastian e Amaya
Eu também quero agradecer ao meu sincero parceiro nos últimos 12 anos, Veronica e sua família amorosa, que agora também é minha, em Cuenca, no Equador e especialmente Karol e Sofia, que me adotaram como um putativo pai ou irmão maior, por tudo o que compartilhamos nestes anos.
Coyote e Vero em Conselho


DSCN0134
  Coyote, Veronica, Karol, Sofia e toda a grande família de Cuenca
DSCN0386

Fonte:http://huehuecoyotl.net/los-huehue/alberto-coyote/

COYOTE ALBERTO RUZ-VÍDEOS




Comentários