ABRIU A 2ª FÁBRICA DE MOSQUITOS TRANSGÊNICOS NO BRASIL

Aedes aegypti

A 2ª fábrica no mundo que produz mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados abriu no final de outubro em Piracicaba, no Brasil.

segunda fábrica no mundo que produz mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados abriuno final de outubro na cidade de Piracicaba, no Brasil. Este inseto também chamado “Aedes do bem” é produzido pela empresa Oxitec, em parceria com o município.

Os mosquitos transgénicos machos quando soltos na natureza reproduzem-se com as fêmeas selvagens e transmitem uns genes que impedem que as larvas se tornem adultas. Estão a ser produzidos 20 milhões por semana, de acordo com a Oxitec, sendo que o mosquito já está a ser usado em Piracicaba desde julho de 2015.

Como a fábrica diz, “é como se fosse uma fábrica de biscoitos ou parafusos, só que produzimos mosquitos”. A empresa garante que não tem efeitos negativos para a natureza ou para os humanos.

Christophe Noisette, representante da ONG francesa InfoGM, critica a utilização de mosquitos transgénicos no combate ao dengue e outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Segundo o mesmo, “os estudos fornecidos pela Oxitec não são públicos ou estão incompletos"conta o RFI.

De acordo com a ONG, a eficácia do mosquito é também discutível. Num projeto-piloto entre 2013 e 2015, em Jacobina, na Baía, a empresa afirmou ter diminuído em 92% os casos de dengue, mas a organização francesa contou que, em poucos meses depois dos mosquitos terem sido libertados, o município declarou estado de emergência por causa da doença.

Experiências semelhantes foram também interrompidas na Malásia e nas ilhas Caimão, devido a resultados questionáveis. A ONG lembra também que “estes mosquitos são financiados pelas autoridades públicas. É o Ministério da Saúde que decide ou não em investir nesta tecnologia""A questão que colocamos é se, com este investimento, não poderíamos ter implementado uma política de saúde pública duplamente útil", afirma Noisette. "Sabemos, por exemplo, que o mosquito se reproduz principalmente nos reservatórios de água. É um local que favorece a transmissão da doença. Em vez de investir milhões para beneficiar uma empresa, não seria mais pertinente reforçar o sistema de canalização para evitar que os mosquitos se reproduzam nos reservatórios?, questiona.
A ONG explicou que algumas larvas transgénicas conseguem sobreviver e não se sabe o que acontecerá aos animais geneticamente modificados que sobreviverem. 


Fonte:http://www.theuniplanet.com/2016/11/abriu-2-fabrica-de-mosquitos.html?


Comentários