ÍNDIA TENTA PLANTAR CINQUENTA MILHÕES DE ÁRVORES EM APENAS 24 HORAS

Floresta india
ÍNDIA TENTA PLANTAR CINQUENTA MILHÕES DE ÁRVORES EM APENAS 24 HORAS
16/07/2016
A Índia tentou, no início da semana, um feito digno do livro do Guinness, ao cultivar o maior número de sementes de árvores durante um período de 24 horas. Ao lançar para a terra 50 milhões de plantas, a região indiana de Uttar Pradesh, superou o recorde do Paquistão, de 847,275 árvores, estabelecido no ano de 2013.
Em declarações à Associated Press, o chefe de Estado, Akhilesh Yadav, afirma: “O mundo está a aperceber-se que são necessários sérios esforços para reduzir as emissões de carbono, e assim minimizar os efeitos nas alterações climáticas a nível mundial. Uttar Pradesh está a dar o primeiro passo nesse sentido.”
Às mais de 800 mil pessoas que se juntaram na região, foram distribuídas milhões de amostras para serem plantadas em locais específicos, como estradas, caminhos-de-ferro e áreas florestais.
Em Dezembro passado, na convenção de Paris, o governo indiano prometeu fazer a sua parte no acordo e aumentar a sua área florestal para os 95 milhões de hectares até 2030. As autoridades indianas destinaram já 6,2 mil milhões de dólares para o efeito e, estão também a incentivar as restantes regiões a juntarem-se a Uttar Pradesh nesta reflorestação do país.
A monitorização das árvores agora plantadas será feita por análise de fotografias aéreas, sendo possível concluir quantas amostras sobreviveram e estão a crescer. Em média, apenas 60 por cento das amostras sobrevive, com as restantes a sucumbir às doenças e à falta de água.
Os dados mais recentes, publicados em 2013 pela Forest Survey of India, indicam que a região de Uttar Pradesh, uma das mais populosas do país, tem uma área florestal de 5,96%, com os números a nível nacional ficarem na casa dos 21,23%.
Com o objectivo de dar continuidade à luta contra as alterações climáticas, o governo indiano quer aumentar o espaço de área florestal para os 33%, recuperando com esta meta 2,5 mil milhões de toneladas de carbono.
Foto: Rajesh Joshi / Creative Commons 
Fonte:http://greensavers.sapo.pt/2016/07/16/india-tenta-plantar-cinquenta-milhoes-de-arvores-em-apenas-24-horas/

Comentários