SERES HUMANOS JÁ DESTRUÍRAM 50% DAS ÁRVORES DA TERRA

Seres humanos já destruíram 50% das árvores da Terra

Seres humanos já destruíram 50% das árvores da Terra

De acordo com um novo estudo, a Terra já perdeu 50% das suas árvores desde o início da civilização humana. A pesquisa revelou que atualmente o nosso planeta conta com 3,04 trilhões de árvores, o que significa, aproximadamente, 422 árvores por pessoa. Esses números foram alcançados com o auxílio de imagens de satélite, inventários florestais e tecnologias avançadas.

Também foram utilizados mapas florestais atuais e antigos, que foram cedidos pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, para estimar a perda de árvores ao longo do tempo. Desta forma, os pesquisadores descobriram que o número total de árvores na Terra caiu cerca de 46% desde o início das primeiras civilizações.
“As árvores estão entre os organismos mais críticos e proeminentes da Terra, e estamos apenas começando a entender sua extensão e distribuição global”, disse o líder do estudo, Thomas Crowther, que realizou pós-doutorado na Yale School.

Esses números ajudarão os cientistas a entender melhor a distribuição de espécies animais e vegetais no mundo, além dos efeitos das mudanças climáticas e a maneira como as árvores moldam seus ambientes. Além disso, os cientistas poderão utilizar o estudo para analisar o papel das árvores no ciclo global do carbono.

De acordo com o estudo, a principal causa para o desaparecimento de árvores é a atividade humana. O desflorestamento e outras práticas ilegais contribuem para a perda de 15 bilhões de árvores a cada ano. “Nós praticamente encurtamos nossas árvores na metade, e percebemos os impactos climáticos e na saúde dos humanos como um resultado disso. Esse estudo mostra que esforços para restaurar as florestas são necessários”, disse Crowther.

Os resultados foram publicados no dia 2 de setembro na ‘Nature‘. [LiveScience]

Fonte:
http://misteriosdomundo.org/seres-humanos-ja-destruiram-50-das-arvo...


Seres humanos já destruíram 50% das árvores da Terra

Comentários