JEQUITIBÁ 'GIGANTE' DE 2 MIL ANOS CHAMA A ATENÇÃO EM CÁSSIA-MINAS GERAIS

Jequitibá 'gigante' de 2 mil anos chama a atenção em Cássia, MG

Árvore tem 34 metros de altura e circunferência de mais de dois metros.

Segundo pesquisador, exemplar pode ser terceiro mais antigo do Brasil

Um Jequitibá-rosa de mais de 30 metros de altura tem chamado a atenção em Cássia (MG). A árvore, que tem como característica um tronco bem grande, é conhecida como "gigante da floresta". Segundo o pesquisador proprietário da área, a árvore de Cássia pode ser o terceiro jequitibá mais antigo do Brasil, com pelo menos 2 mil anos de existência.
Para chegar até a floresta onde estão os jequitibás é preciso seguir por cerca de 1,5 km desde a Fazenda Reata, onde fica a árvore, por uma mata fechada. Silvio Pelico, dono da propriedade, é engenheiro florestal e professor universitário. Ele usa os 90 hectares de mata nativa para pesquisas. Ao longo de 20 anos foram catalogadas 140 espécies de grande porte, além de uma grande variedade de pássaros e animais silvestres na propriedade.
Jequitibá de mais de 30 metros aparece acima de árvores em floresta de Cássia, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Jequitibá de mais de 30 metros aparece acima de
árvores em floresta (Foto: Reprodução EPTV)

Mas a floresta esconde um tesouro maior. Ao chegar perto da árvore, a surpresa é inevitável. As raízes enormes do jequitibá se espalham por mais de 10 metros pelo chão e foi o próprio engenheiro quem o encontrou. "Há uns 20 anos começamos a entrar aqui, e para nossa surpresa, demos de cara com esse gigantesco jequitibá", lembra.
Por ano, o jequitibá cresce apenas um milímetro em circunferência. O tronco da árvore de Cássia tem 2,34 metros. A medição é feita a quatro metros de altura para evitar a sapopema, que é o conjunto das raízes e do tronco, ou seja, só se mede a partir do ponto em que a espessura do tronco se estabiliza.
A medida da árvore em Cássia é um indício de que o exemplar tenha pelo menos 2 mil anos. “Tem 34 metros de altura e 123 metros cúbicos de volume", completa Pelico.
Ao redor do ‘gigante’ foram encontrados outros 599 jequitibás. O pesquisador acredita que todos eles podem ter sido sementes do maior, que é da espécie Rosa, árvore nativa do Brasil que pode chegar até 50 metros de altura.
"A semente do jequitibá é alada, ela se movimenta com o vento. Nós acreditamos que sejam todos 'filhos' deste mais velho aqui", explica Pelico.
Cicunferência de mais de 2 metros de jequitibá de Cássia indica 'idade' de mais de 2 mil anos (Foto: Reprodução EPTV)Cicunferência de mais de 2 metros de jequitibá indica 'idade' de mais de 2 mil anos (Foto: Reprodução EPTV)

Ainda segundo o pesquisador, esse pode ser um dos jequitibás mais velhos do Brasil. Pelico afirma que o maior jequitibá do país está no sul da Bahia, no município de Camaçã, com 48 metros de altura. E em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, fica um jequitibá de 40 metros, o segundo maior do país, no Parque Estadual de Vassununga.

Fonte:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/07/jequitiba-gigante-de-2-mil-anos-chama-atencao-em-cassia-mg.html


Comentários