TITANUS GIGANTEUS : O MAIOR BESOURO DO MUNDO ESTÁ NA AMÉRICA DO SUL


Titanus giganteus: o maior besouro do mundo está na América do Sul 


Não, este inseto não é de brinquedo e também não é efeito de Photoshop.
Estas imagens mostram o maior besouro do mundo e uma das criaturas mais misteriosas do planeta.
O Titanus giganteus, mais conhecido como Besouro-Titan, pode crescer até quase 17 centímetros de comprimento e tem uma mandíbula tão forte e afiada que pode partir em dois um lápis de madeira.
Embora seu tamanho seja impressionante e tenha uma potente mordida capaz de rasgar pequenos animais, e até mesmo a pele humana, este inseto é totalmente inofensivo aos seres humanos.
O Besouro-Titan pode ser encontrado nas florestas tropicais do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Guianas, porém, curiosamente, as suas larvas nunca foram vistas. Acredita-se que tenham aproximadamente 30 centímetros de comprimento e cinco centímetros de diâmetro.
Estima-se esse tamanho devido aos grandes furos encontrados em árvores mortas, nos quais os cientistas acreditam que as larvas se alimentem de madeira em decomposição e permaneçam no subsolo durante vários anos até tornarem-se adultas.
Outro fato curioso é que o besouro macho não se alimenta durante a sua vida adulta, mas precisa de energia para voar, sendo que esta energia vem das reservas que se acumularam em sua fase de pupa, e é usada para voar apenas o tempo suficiente para encontrar uma parceira.
Por ser tão grande, o inseto também não tem forças para voar partindo do chão, e por isso, precisa subir em árvores e se lançar de um galho para que possa conseguir bater as asas com eficiência.

Assim como as larvas, as fêmeas raramente são vistas, pois elas esperam pelos machos que as encontram para fertilizar seus ovos. Como medida de defesa, o besouro faz um sinal sonoro de aviso, e também utiliza as suas enormes mandíbulas para morder quem o incomodar.
As pessoas que vivem próximas ao habitat do Besouro-Titan já se acostumaram com a sua presença, e alguns até pegam o inseto com as mãos. Alguns turistas também pagam muito dinheiro para ver o besouro em seu habitat natural, o que mostra que este é um exemplo bem sucedido de ecoturismo.
O maior besouro encontrado media 16,7 centímetros e foi localizado na Guiana Francesa. Uma amostra de um besouro deste tamanho pode custar até R$ 1.300 reais no mercado negro de tráfico de animais. 

Fonte:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/2712-titanus-giganteus-o-maior-besouro-do-mundo-esta-na-america-do-sul

Comentários