OS DONOS DA ÁGUA : O MONOPÓLIO DA ÁGUA

Os Donos da Água

Uma tendência preocupante no setor da água está se acelerando em todo o mundo. Os bilionários elitistas e grandes bancos de Wall Street estão comprando água de todo o mundo a um ritmo sem precedentes.Os grandes conglomerados como os que se segue:
  • Goldman Sachs
  • JP Morgan Chase
  • Citigroup
  • UBS
  • Deutsche Bank
  • Credit Suisse
  • Macquarie Bank
  • Barclays Bank
  • Blackstone Group
  • Allianz
  • HSBC,
... Entre outros, estão consolidando seu controle sobre a água ao redor do planeta. magnatas ricos e,
  • T. Boone Pickens
  • o ex-presidente George HW Bush e sua família
  • Li Ka-shing de Hong Kong
  • Manuel V. Pangilinan e outros bilionários filipinos,
... Assim como muitos outros, que estão a comprar milhares de hectares de terra com aquíferos, lagos, os direitos à água, saneamento e ações em empresas de tecnologia e engenharia de água em todo o mundo.

 
Enquanto os grandes bancos estão comprando água de todo o mundo, os governos estão se movendo rapidamente para limitar a capacidade dos cidadãos de abastecimento de água auto-suficiente. Um bom exemplo foi o caso de Gary Harrington em Oregon , EUA, onde o Estado criminalizou recolha de águas pluviais em três lagoas situadas em terrenos privados, para condenar com nove acusações e condenado a 30 dias de prisão. No entanto, o bilionário T. Boone Pickens detém os direitos da água do aqüífero Ogallala , que lhe permite drenar cerca de 245 mil milhões de litros de água por ano, ninguém vai pagar por isso.
É um exemplo da nova ordem, estranho mundo em que bilionários e bancos de elite pode possuir aquíferos e lagos, mas os cidadãos comuns podem até coletar água da chuva ou neve em seus próprios quintais e terrenos privados. Muitos meios de comunicação têm tentado a questão, com foco em empresas individuais e investidores que procuram água super-controle através da compra de direitos de água e os serviços de abastecimento. Mas, paradoxalmente, a história oculta é muito mais complicado. A história real do setor global de água é uma bagunça complicada envolvendo empresas de investimento em Wall Street, os bancos e outras empresas de private equity elite global que transcendem as fronteiras nacionais para associar um com o outro, com bancos e fundos de hedge, com empresas de tecnologia e gigantes de seguros, com pensões do setor público de financiamento regionais e fundos soberanos.

Eles estão se concentrando sobre o sector da água, não apenas para comprar direitos de água e tecnologias de tratamento de água, mas também para privatizar os serviços públicos de abastecimento de água e da respectiva infra-estrutura.
Um documento de pesquisa de ações da JP Morgan em 2012, afirma claramente que,
"Wall Street parece bem ciente das oportunidades de investimento em infra-estrutura, abastecimento de água, tratamento de águas residuais e tecnologias de gerenciamento de demanda."
Na verdade, Wall Street está se preparando para capitalizar sobre a dotação global de água nas próximas décadas. Quando falamos de "água", referimo-nos,
  • direitos de água (ou seja, o direito de usar lençóis freáticos e rios), terra contendo corpos de água (ou seja, lagos, lagoas e nascentes de água na superfície ou subterrâneas)

  • projetos de dessalinização, tecnologias de purificação de água e de tratamento, tecnologias de irrigação e perfuração de poços, saneamento utilitários água, manutenção e construção das infra-estruturas de abastecimento de água (tubulações e distribuição em todos os níveis estações de tratamento para o nível de uso residencial, comercial, industrial e municipal)

  • Serviços de engenharia de água (por exemplo, os envolvidos na concepção e construção de instalações relacionadas com a água), e de retalho do sector da água (tais como aqueles envolvidos na produção e venda de garrafas de água, máquinas de venda automática água, serviços de assinatura e entrega de água engarrafada, caminhões-pipa e tanques de água)
Goldman Sachs : "A água é o próximo petróleo" 

. Como já dissemos antes, em 2008, Goldman Sachs descreveu a água como "óleo do próximo século" em uma conferência sobre os cinco principais perigos do século XXI, uma "escassez de água calamitosa "foi classificado como a mais grave ameaça à humanidade que a escassez de alimentos e energia. Desde 2006, a Goldman Sachs tornou-se um dos maiores gestores de fundos de investimento em infra-estrutura e acumulou um capital de 10 mil milhões de dólares em infra-estruturas, incluindo abastecimento de água. Em 2012, Goldman Sachs comprou Veolia Water, que fornece água para 3,5 milhões de pessoas no sudeste da Inglaterra. Em 2003, o Goldman Sachs já tinha sido associado com uma das empresas O maior Blackstone Group e Apollo Management Private Equity do mundo para adquirir a Ondeo Nalco, um fornecedor líder de produtos químicos e serviços para tratamento de água e empresa de processamento com mais de 10.000 funcionários e operações em 130 países, 4,2 milhões . Também em 2008, o Goldman Sachs fez um esforço de investimento para adquirir a 
China Água e Bebidas, inc., Que fornece água purificada para conhecidas marcas como a Coca-Cola empresa de bebidas e de Taiwan Uni-Presidente. China Água e Bebidas também é um grande produtor e distribuidor de água engarrafada na China.
Citigroup : "O mercado de água em breve vai eclipsar o petróleo, agricultura e metais preciosos", 
disse o chefe do Citigroup economista Willem Buitler em 2011 que o mercado de água em breve será mais importante do que o mercado de petróleo:
"A água como um ativo, na minha opinião, se tornará o ativo mais importante entre os produtos básicos, superando petróleo, cobre, commodities agrícolas e metais preciosos."

O monopólio para a água


O consumo mundial de água está dobrando a cada 20 anos, mais do dobro da taxa de crescimento da população mundial. Segundo a ONU, mais de um bilhão de pessoas carecem de acesso a água  potável.



Se a tendência continuar, em 2025 a demanda de água deverá aumentar em 56% a mais que a quantidade de água que estão atualmente disponíveis. As multinacionais estão cientes dessas tendências e estão tentando monopolizar o abastecimento de água ao redor do mundo.
Monsanto, a Bechtel e outras multinacionais globais estão buscando o controle dos sistemas de água e suprimentos.
Recentemente, o Banco Mundial (BM) aprovou uma política de privatização da água e também para estipular o preço da água a um custo total. Esta política está a causar grande angústia em muitos países do Terceiro Mundo, que temem que seus cidadãos não possam pagar pela água. A resistência à privatização da água surge como uma empresa se expande a sua margem de lucro.
A empresa Bechtel Enterprises de San Francisco, EUA, foi contratada para gerenciar a empresa de água de Cochabamba, após o Banco Mundial exigiu a Bolívia ao privatizadas. Quando Bechtel começou a aumentar o preço da água, toda a cidade entraram em greve. Os militares mataram um rapaz de dezessete anos de idade e prenderam os líderes da greve dos direitos da água. Mas, após quatro meses de agitação, o governo boliviano trouxe Bechtel em Cochabamba.
A empresa Bechtel Group Inc. é uma corporação que tem uma longa história de abusos ambientais. Já foi contratada pela cidade de San Francisco para melhorar o serviço de água na cidade. Empregados da empresa estão trabalhando muito próximos com o governo para a privatização, que os ativistas temem que leve a empresa a assumir o serviço de água em São Francisco.
Maude Barlow, presidente do "Conselho de Canadenses", o grupo de estado maior de apoio do Canadá, disse:
"Os governos em todo o mundo, devem agir rapidamente para declarar a água um direito humano fundamental e, assim, impedir as tentativas de privatizar, exportação e negociar com a substância essencial para todos os seres vivos."
Estudos mostram que a água de comercialização no mercado livre, fez com que só vem para as cidades e os ricos.
Os governos estão dando o seu controle sobre os fornecedores nacionais de recursos hídricos, através da participação em acordos comerciais como o North American Free Trade Agreement (NAFTA) e instituições como a Organização Mundial do Comércio (OMC, OMC). 
Estes acordos dão corporações transnacionais de direitos sem precedentes sobre a água. Os conflitos relacionados com a água estão surgindo em todo o mundo. A Monsanto obteve receitas de US $ 420 milhões e um lucro de US $ 63 milhões no ano de 2008, com o seu negócio de água na Índia e México.
A Monsanto estima que a água se tornará um mercado de bilhões de dólares nas próximas décadas.

Fonte:http://tronnos.blogspot.com.br/2015/05/os-donos-da-agua.html?

Comentários