MARTE JÁ TEVE OCEANO COM VOLUME DE ÁGUA SUPERIOR AO ÁRTICO,SEGUNDO ESTUDO DA NASA

Oceano pode ter ocupado 19% da superfície de Marte - Divulgação/Nasa
Marte já teve oceano com volume de água superior ao Ártico, segundo estudo da Nasa

Análises da atmosfera marciana mostram que o planeta perdeu 87% de água no espaço

Cientistas da Nasa descobriram que Marte já teve um oceano com mais água do que o Oceano Ártico da Terra. Análises da atmosfera marciana mostram que o planeta vermelho perdeu 87% de água no espaço.

A descoberta foi publicada em artigo na revista "Science" e afirma que, há 4,3 bilhões de anos, quando Marte ainda era úmido, havia água suficiente para cobrir completamente o planeta até uma profundidade de 137 metros. Acredita-se que a água formava um oceano que cobria a metade do hemisfério norte do planeta, onde alcançava até 1,6 km de profundidade.
Cientistas já consideravam essa parte do planeta como a zona mais propícia para ter um oceano em função das características geológicas do planeta. O oceano pode ter ocupado 19% da superfície de Marte. Para se ter uma ideia do que representa essa proporção, o Atlântico ocupa 17% da Terra.
- Nosso estudo estima que havia uma alta concentração de água em Marte, ao determinar as quantidades perdidas no espaço - afirma um dos autores do trabalho Gerónimo Villanueva, pesquisador no Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA, em Greenbelt (EUA).

A estimativa é baseada em levantamentos detalhados sobre formas levemente distintas da água: a mais familiar, formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrógeno (H2O), e a água pesada, quando um dos dois átomos de hidrogênio é substituído por deutério.
Através do telescópio infravermelho Keck 2, que fica no Havaí, e o poderoso telescópio europeu ESO, no Chile, os cientistas puderam fazer a distinção entre a constituição química da água nos dois casos. Comparando as proporções, eles conseguiram deduzir quanto de água foi perdido no espaço.
Os novos dados trazem a ideia de que Marte pode ter sido capaz de suportar vida, já que a falta de água é indicada como a razão pela qual o planeta é desabitado.

Fonte:

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/marte-ja-teve-oceano-com-volume-de-agua-superior-ao-artico-segundo-estudo-da-nasa-15519197#ixzz3US3tXsfe 

Comentários