PLANTANDO LAVANDA

Plantando lavanda


Na revista Bons Fluidos deste mês, uma reportagem super interessante da paisagista Ana Paula Magaldi, sobre cuidados para quem quer cultivar lavandas!

Durante estes quase quatro anos de blog, várias vezes surgiram estas dúvidas nos comentários.

Vou transcrever na íntegra as dicas da paisagista:

 
Local
A lavanda prefere os lugares ensolarados, com luz direta de três a quatro horas. Mas também se adapta aos espaços com meia-sombra. "O único cuidado que se deve ter é fazer com que ela fique protegida do frio intenso. Assim, florescerá o ano todo."
 
Rega
Nos períodos mais quentes, águe todos os dias e, nos mais amenos, intercale a rega dia sim outro não. "Mas nunca encharque o solo, pois isso poderá enfraquecê-la." Essa planta se desenvolve melhor em terra aerada. Pegue uma peneira e passe a terra por ela. Assim ela fica fininha e sem impurezas.

 
Plantio
Onde você quiser e tiver espaço ou no solo ou no vaso. "Se optar pelo último, aconselho que prefira recipientes de barro ou cimento. A lavanda se acomoda melhor nesses materiais." E os vasos devem ter furos para drenar a água. No solo, atente-se para mantê-lo calcário, arenoso e seco.

 
Poda
As hastes chegam a 45 cm de altura, mas é bom podá-las para ficarem mais fortes. Se o talhe for feito no outono, ela irá rebrotar com força total na primavera. "Faça o corte a partir de três dedos acima da bifurcação do talo; depois , adicione um substrato."

 
Pragas e doenças
Em geral, não exigem atenção, pois normalmente a lavanda não é atacada por pragas ou doenças. Só fique atenta para retirar diariamente os galhos secos que sobram no vaso ou no solo. No mais, tome cuidado com a quantidade de água e com a poda.

 
Postado por Claudia -http://claudiaroma.blogspot.com.br/2014/03/plantando-lavandas.html


Comentários