OS BONS EXEMPLOS DA PLATAFORMA DE CIDADES SUSTENTÁVEIS

Iniciativas de grandes e pequenas cidades para o desenvolvimento sustentável
Foto: Alex J. White


Os bons exemplos da Plataforma de Cidades Sustentáveis

A Plataforma de Cidades Sustentáveis reúne boas práticas aplicadas em diversos lugares do mundo. Saiba mais sobre essa iniciativa


Os políticos que ainda não criaram ações de desenvolvimento sustentável para seus planos de governo já têm uma fonte fácil onde buscar ideias. A Plataforma de Cidades Sustentáveis é uma iniciativa que reúne na internet experiências de práticas sustentáveis já aplicadas em diversas cidades de todo o mundo - e que tiveram bons resultados, diga-se.
Os pesquisadores passaram seis meses buscando em centenas de sites de prefeituras, países, ONGs, institutos e universidades para compilar as experiências bem-sucedidas. De práticas de habitação popular em uma cidade no interior da Colômbia a uma nova política de contenção de vazamento de água em Tóquio, eles procuraram referências que já deram certo no mundo todo e que poderiam ser facilmente aplicadas por aqui também.

"Temos experiências de todos os portes de cidades, das pequenas às grandes metrópoles, para mostrar que existem diversas ações que podem ser adotadas em qualquer município", afirma Maurício Broinizi, um dos coordenadores da iniciativa.

Veja mais em www.cidadessustentaveis.org.br e nos exemplos a seguir:

1. Reykjavik, Islândia
Por causa de sua localização geológica, a cidade usa fontes termais subterrâneas para gerar eletricidade e aquecimento em 95% dos edifícios.

2. Bogotá, Colômbia
Foi criada uma rede de ciclovias que cobre a maior parte da cidade, com restrição ao uso dos carros.

3. Havana, Cuba
Com o objetivo de combater a escassez de alimentos da capital cubana, os moradores começaram o plantio de alimentos em varandas, quintais e lotes vazios da cidade.

Fonte:http://vidasimples.abril.com.br/temas/bons-exemplos-plataforma-cidades-sustentaveis-597365.shtml?

Comentários