A TERRA É UM ORGANISMO VIVO SENSCIENTE



A Terra é um Organismo Vivo Sensciente


Contrariamente à crença comum de que a Terra é apenas um planeta denso, cuja única função é um recurso para os seus habitantes, nosso planeta é de fato uma respiração, organismo vivo. Quando pensamos na Terra de forma holística, como uma entidade viva da sua própria, em vez de a soma de suas partes, ele assume um novo significado. Nossas funções planeta como um organismo único que mantém as condições necessárias para a sua sobrevivência.

James Lovelock publicou em um livro, em 1979, proporcionando muitas lições úteis sobre a interação de físicos, químicos, geológicos e processos biológicos na Terra.

Ao longo da história, o conceito de Mãe Terra tem sido uma parte da cultura humana, de uma forma ou de outra. Todo mundo já ouviu falar da Mãe Terra, mas você já parou para pensar quem (ou o quê) Mãe Terra é?


O QUE É GAIA?
Lovelock definido Gaia como "... uma entidade complexa que envolve a biosfera da Terra, atmosfera, oceanos, e solo; a totalidade constituindo um feedback ou sistema cibernético que busca um ambiente físico e químico ótimo para a vida neste planeta. "

Através de Gaia, a Terra sustenta um tipo de homeostase, a manutenção de condições relativamente constantes.

O componente verdadeiramente surpreendente da hipótese Gaia é a idéia de que a Terra é uma única entidade viva. Esta idéia certamente não é novo. James Hutton (1726-1797), o pai da geologia, uma vez descreveu a Terra como uma espécie de superorganismo. E bem antes de Lovelock, Lewis Thomas, um médico e escritor hábil, escreveu estas palavras em seu famoso coleção de ensaios, as vidas de uma célula:
"Visto de distância da lua, a coisa surpreendente sobre a terra, pegando a respiração, é que ele está vivo. As fotografias mostram a superfície seca, bateu da lua em primeiro plano, seco como um osso velho. Aloft, flutuando livre sob o úmido, brilhar, membrana de céu azul brilhante, é a terra que aumenta, a única coisa exuberante nessa parte do cosmo. Se você pudesse olhar por muito tempo, você iria ver a agitação das grandes desvios de nuvem branca, cobrindo e descobrindo as massas escondido meio de terra. Se você estava procurando, um tempo geológico muito longo, você poderia ter visto os continentes se em movimento, se afastando em suas placas da crosta, realizada à tona pelo fogo baixo. Ele tem o olhar, organizado independente de uma criatura viva, cheia de informações, maravilhosamente hábil em lidar com o sol. "

John Nelson ilustrou a " Respiração da Terra "(abaixo), que são dois GIFs animados ele desenhou para visualizar o valor das transformações sazonais da Terra de um ano parecido com do espaço exterior. Nelson-um visualizador de dados, costuradas no site 12 fotos de satélite livres de nuvens da NASA tomadas a cada mês ao longo de um ano. Depois que as imagens foram reunidas em uma seqüência, as animações fascinantes mostrou o que Nelson descreve como "o pulso anual de vegetação e gelo terrestre".

Como as mudanças climáticas, o planeta ganha vida. Terra parece respirar quando a cobertura de gelo cresce e derrete-dentro e fora, dentro e fora.

Geada branca irradia a partir do topo do mundo e arrasta o sul em todas as direções. Ele viaja através da Sibéria, Canadá e Europa do norte, em direção ao equador localizados ao redor da borda da roda, mas termina antes do topo de África. O Mar Mediterrâneo é o corpo visível de água na parte superior do lado esquerdo, e os Grandes Lagos formam uma pequena rede de formas azuis escuras na massa de terra à direita.

A Terra funciona como um único sistema - é uma forma coerente, auto-regulado, montagem de, químicos, geológicos, biológicos e forças físicas que interagem para manter um todo unificado equilibrada entre a entrada de energia do sol e da pia térmica de energia para o espaço.

Em sua configuração mais básica, a Terra age para regular os fluxos de energia e reciclagem de materiais. A entrada de energia do sol ocorre em um ritmo constante e para todos os efeitos práticos, é ilimitado. Esta energia é capturado pela terra, como processos de calor ou de fotossíntese, e retornado para o espaço na forma de radiação de ondas longas. Por outro lado, a massa de terra, os seus bens materiais, são limitadas (excepto para a entrada ocasional de massa fornecida como meteoros atingir o planeta). Assim, enquanto a energia flui através da Terra (sol à Terra para espaço), a matéria circula dentro da Terra.

A idéia de que a Terra agindo como um único sistema que propõe na hipótese Gaia tem estimulado uma nova consciência da conexão de todas as coisas em nosso planeta e do impacto que o homem tem sobre os processos globais. Não podemos mais pensar em componentes separados ou partes da Terra como distintos. Não podemos mais pensar em ações do homem em uma parte do planeta como independente. Tudo o que acontece no planeta - o desmatamento / reflorestamento de árvores, o aumento / diminuição das emissões de dióxido de carbono, a remoção ou plantio de lavouras - todos têm um efeito sobre nosso planeta. A parte mais difícil dessa idéia é a forma de qualificar estes efeitos, ou seja, para determinar se estes efeitos são positivos ou negativos. Se a Terra é de fato auto-regulador, em seguida, ele irá ajustar-se os impactos do homem. No entanto, como veremos, esses ajustes podem atuar para excluir o homem, tanto quanto a introdução de oxigênio na atmosfera por bactérias fotossintéticas agiu para excluir as bactérias anaeróbias. Este é o cerne da hipótese Gaia.

Uma das primeiras previsões da presente hipótese é que não deve ser um composto de enxofre feito por organismos nos oceanos, que era suficientemente estável contra a oxidação, em água, para permitir a sua transferência para o ar. Ou o próprio composto de enxofre, ou seu produto de oxidação atmosférica, teria que voltar de enxofre a partir do mar para as superfícies de terra. O candidato mais provável para este papel foi considerado sulfureto de dimetilo.

Trabalho publicado realizado na Universidade de Maryland pelo primeiro autor Harry Oduro, juntamente com UMD geoquímico James Farquhar e biólogo marinho Kathryn Van Alstyne, da Universidade de Western Washington, oferece uma ferramenta para rastrear e medir o movimento de enxofre através de organismos do oceano, a atmosfera eo terra de maneiras que podem ajudar a provar ou refutar a teoria de Gaia controversa. Seu estudo aparece na edição desta semana da edição adiantada em linha das continuações da National Academy of Sciences (PNAS).

A História da Água por Alick Bartholomew, é outra publicação original que reflete o profundo conhecimento do autor dos princípios de sistemas geofísicos todo, o que nos ajuda a compreender a Terra como um sistema integrado de Gaia que nos sustenta . O livro começa por descrever a nossa visão usual de água com base na ciência ocidental e, em seguida, move-se habilmente para as ciências de fronteira que abraçam a água como fonte de vida em termos de sistemas biológicos, campos de energia quântica, campos etérico, espirais, vórtices, e como um meio de comunicação e memória. A compreensão desses princípios pode levar a estratégias para o tratamento da nossa água de forma que garantam um futuro sustentável para a humanidade.


COMO FUNCIONA O TRABALHO DE GAIA?


A homeostase regulada pela Terra é muito parecida com a manutenção interna de nossos corpos; processos dentro do nosso corpo garantir uma temperatura constante, o pH do sangue, equilíbrio electroquímico, etc Os funcionamentos internos de Gaia, por conseguinte, pode ser visto como um estudo da fisiologia da terra, em que os rios e oceanos são sangue da Terra, a atmosfera é os pulmões da terra, a terra é os ossos da terra, e os organismos vivos são sentidos da Terra. Lovelock chama isso de ciência da geofisiologia - a fisiologia da Terra (ou de qualquer outro planeta).

Para entender como a Terra é viva, vamos dar uma olhada no que define a vida. Os físicos definem a vida como um sistema de entropia reduzida localmente (a vida é a batalha contra a entropia). Os biólogos moleculares ver a vida como replicar fitas de DNA que competem pela sobrevivência e evoluir para otimizar a sua sobrevivência na mudança de ambiente. Fisiologistas pode ver a vida como um sistema bioquímico que nos capaz de usar a energia a partir de fontes externas para crescer e se reproduzir. De acordo com Lovelock, o geophysiologist vê a vida como um sistema aberto para o fluxo de matéria e energia, mas que mantém um estado de equilíbrio interno.

Além da importância científica do que temos discutido aqui, podemos fazer bem a considerar alguns dos pensamentos mais poéticas do autor da teoria:
"Se Gaia existe, a relação entre ela eo homem, uma espécie animal dominantes no sistema de vida complexo, eo saldo optassem de poder entre eles, são questões de importância óbvia ... A hipótese Gaia é para aqueles que gostam de caminhar ou simplesmente olhar e esperar, a se perguntar sobre a Terra ea vida que ele leva, e especular sobre as conseqüências de nossa própria presença aqui. É uma alternativa para que a visão pessimista que vê a natureza como uma força primitiva a ser vencida e conquistada. É também uma alternativa para que a imagem igualmente deprimente do nosso planeta como uma nave espacial demente, viajando sempre, sem motorista e sem propósito, em torno de um círculo interno do sol. "

A hipótese Gaia forte afirma que a vida cria as condições na Terra para atender a si mesmo. Vida criou o planeta Terra, e não o contrário. À medida que explorar o sistema solar e as galáxias além, pode um dia ser possível projetar um experimento para testar se a vida realmente manipula processos planetários para seus próprios fins, ou se a vida é apenas um processo evolutivo que ocorre em resposta a mudanças no não- mundo dos vivos.


SOBRE O AUTOR

Liz Bentley é uma pós-graduação em geologia, fotógrafo profissional e jornalista freelance com uma visão aguda em registros fósseis e climatologia.
Fontes: nationalgeographic.com bibliotecapleyades.net phys.org
Créditos: PreventDisease , onde este foi originalmente apresentado.
Graças ao themindunleashed.org

Comentários