CONHEÇA OS SEGREDOS DO CULTIVO DE ROSAS

Rosas variadas podem ser cultivadas em vaso, mas não toleram compartilhar o espaço com outras plantas
Rosas variadas podem ser cultivadas em vaso,
mas não toleram compartilhar o espaço com outras plantas


Conheça os segredos do cultivo de rosas


A rosa é a principal flor de corte comercial do mundo, mas seu cultivo caseiro ainda gera dúvidas. Segundo a engenheira agrônoma e doutoranda em Agronomia e Horticultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Kamila de Almeida Monaco, essas flores exigem os mesmos cuidados gerais que qualquer outra, mas a atenção com o clima é fundamental.
Rosas não foram feitas para resistir a temperaturas muito quentes e nem muito frias, o ideal é que elas estejam entre 17° C e 25° C: "O calor em excesso adianta o florescimento, enquanto o frio atrasa", explica Monaco.  Flores de sol pleno, as rosas também demandam a exposição diária à luz solar direta por cerca de seis horas. No entanto, seu cultivo não se resume aos jardins, o plantio de botões em vasos é uma boa pedida para quem tem uma varanda ou um local bem iluminado no apartamento.


Passo a passo: aprenda a podar as roseiras corretamente                  

 
As podas adequadas em roseiras estimulam a floração e a brotação, dando mais viço às novas rosas





                   
"Sempre que as rosas murcharem, deve-se cortar os galhos para estimular uma nova floração", afirma a paisagista Marisa Lima. Esta poda, que pode ser feita em qualquer época e se repetir assim que surge uma rosa seca, chama-se de manutenção ou limpeza. Nessa ocasião, também devem ser retiradas as folhas murchas.


Na hora de podar a roseira, fique atento para que a tesoura esteja sempre amolada, evitando que ela "mastigue" os galhos, pois isso é prejudicial ao crescimento da planta. Corte o galho na diagonal sempre três folhas ou três nós abaixo da rosa murcha, pois auxiliará na absorção de nutrientes e facilitará a cicatrização da roseira. Os nós nada mais são do que as marcas das folhas que caíram.

Corte o galho da roseira sempre na diagonal, auxiliando na absorção de nutrientes e facilitando a cicatrização da planta

Folhas doentes e secas precisam ser retiradas durante a poda de limpeza ou manutenção

A rosa que está quase murchando não precisa ser cortada. Só retire-a, quando estiver realmente seca


A rosa seca é retirada na poda de limpeza ou manutenção
 

Os galhos secos, velhos e lenhosos são cortados na poda anual ou de formação, que é mais radical e dá forma à roseira, estimulando a nova brotação. Como consequência, a floração seguinte será maior e de melhor qualidade. Segundo a paisagista Marisa Lima, essa poda é feita no inverno, mas nas regiões, onde acontecem geadas, aguarde o frio intenso acabar. "A geada pode danificar os novos brotos", afirma.
 

Na poda de formação, também não se esqueça de cortar o galho na diagonal, que auxilia na absorção de nutrientes e facilita a cicatrização da roseira.

Os galhos que estão fora do desenho que você quer dar a sua roseira devem ser removidos na poda de formação.

A paisagista Marisa Lima enfatiza a importância de remover os galhos secos, velhos e lenhosos na poda anual. O resultado é uma floração mais farta e de melhor qualidade. Os galhos podem ser cortados inteiros, se estiverem completamente secos, ou na proporção que se deseja dar após o crescimento na poda de formação, caso apenas uma parte esteja prejudicada.
 

Depois de podada, a roseira fica limpa e saudável, o que facilita seu crescimento. Agora, basta esperar a nova floração para ver o resultado. Todos os galhos podados vão bifurcar, dando origem a outros galhos, e, consequentemente, mais rosas

Créditos:
Produção e reportagem: Silvana Maria Rosso
Consultoria: Marisa Lima, paisagista

 

No vaso também dá

O primeiro passo é escolher um vaso com boa profundidade, já que as raízes precisam crescer e se desenvolver para melhor absorver os nutrientes e a água do substrato. "Recomendo recipientes com pelo menos 30 cm de altura", indica a agrônoma.  A largura (ou o diâmetro), porém, é variável de acordo com a quantidade de mudas e a variedade (tipo de rosa) a ser plantada.
Por exemplo, se você deseja cultivar três mudas, um vaso com 40 cm de diâmetro é suficiente; para apenas uma, utilize um recipiente com 25 cm. Para tipos menores, como a "biscuit" e as mini-rosas, vasos com até 15 litros de capacidade são adequados. Espécies arbustivas e trepadeiras, por sua vez, se dão bem em suportes com cerca de 30 litros. É importante notar que as rosas não devem ser plantadas junto a outras plantas, em um mesmo vaso, pois são muito competitivas quanto à absorção de nutrientes.
O cultivo de roseiras
Fonte: Irene Cisneros, paisagista; Kamila de Almeida Monaco, engenheira agrônoma, e Ludmila Akemi Fukunaga, engenheira agrônoma.

Rosas variadas podem ser cultivadas em vaso, mas não toleram compartilhar o espaço com outras plantas
 

Comentários