CONHEÇA MAIS SOBRE O EXÓTICO SHARPEI

  • Muitas vezes o Sharpei é confundido com o Chow Chow

  • Getty Images - Muitas vezes o Sharpei é confundido com o Chow Chow

Conheça mais sobre o exótico Sharpei

Muitas vezes confundido com o Chow Chow - que possui muitas semelhanças comportamentais e algumas físicas - o Sharpei é muito famoso pelas suas dobras e língua roxa azulada.

O passado destes cãezinhos é muito cruel, os exemplares desta raça foram quase extintos. É um animal de estimação um pouco difícil de ser encontrado, mas mesmo assim muito famoso por conta do seu focinho amassado e olhos pequenos e ligeiramente puxados que evidenciam sua origem asiática.
A veterinária Karla Abe esclarece algumas dúvidas e conta curiosidades sobre esta exótica raça.



Origem da raça: 
Os Sharpeis são cães chineses e eram utilizados para guardar as tumbas da realeza e fazer um pouco de pastoreio e caça. Por muito tempo o Sharpei foi visto como cão de briga, usado em rinhas que movimentavam fortunas em apostas. Seu excesso de pele e orelhas pequenas os protegiam de grandes danos durante os confrontos.

Raças similares: 
Os cães desta raça possuem semelhanças físicas e comportamentais com outras raças asiáticas como: Akita, Chow Chow e Shiba Inu. Suas rugas são muito parecidas como as encontradas nos Mastiffs.

Características físicas principais: 
O cão é de porte médio e robusto. Suas dobras são mais volumosas e em maior quantidade quando são filhotes; com o passar do tempo elas vão diminuindo e se concentrando na cabeça e na cernelha (região dos 'ombros'). Possui focinho caído, boca grande, olhos pequenos e ligeiramente caídos e puxados, orelhas triangulares pequenas que apontam para os olhos e cauda em espiral para cima.

Pelos: 
Sua pelagem é áspera, baixa, lisa e curta; o significado de Sharpei é 'pele de areia'. Existem dois tipos de Sharpeis: os chineses com pelo mais baixo e mais grosso (se assemelhando muito com o veludo) e os americanos com pelos maiores e mais pontudos. As cores são muito variadas: bege, vermelho-mogno, fulvo-avermelhado, creme, branco, preto, lilás/azul e malhados (mais conhecidos como flower.

Tamanho: 
Seu tamanho pode variar entre 40 e 55 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso: 
Pesam entre 18 e 29Kg.

Expectativa de vida: 
Podem viver entre 8 e 10 anos, estimativa considerada uma baixa, talvez pelo seu frágil organismo, resultado de cruzamentos em família para salvar a raça da extinção.

Problemas de saúde: 
Devido aos cruzamento entre cães da mesma família para evitar a extinção, o Sharpei possui muitos problemas de saúde crônicos. A começar pelos olhos que podem apresentar uma severa entropia (suas pálpebras voltam-se em direção ao globo ocular e dependendo do nível podem acabar ulcerando a córnea), sua pele é extremamente sensível e muitos exemplares apresentam alergias severas ou sarna demodécica, além disso a maioria deles apresentam uma febre e inchaço no jarrete (músculo da pata traseira) sem causa conhecida.

Comportamento: 
Quieto, sério e muito dorminhoco. É facilmente ensinado a fazer suas necessidades em local indicado, mas difícil de ser adestrado para truques. No ranking de inteligência está na posição 51º. Este ranking mede a inteligência do animal conforme ele aprende um comando. Por exemplo: os cães que estão nos primeiros lugares, de 10 comandos que são dados (como sentar ou dar a pata), fazem 8. Um cão considerado "menos inteligente" de 10 comandos fazem 2.

Esta raça também apresenta problemas de sociabilidade com outros cães e nitidamente preferem gatos a cachorros. São fiéis aos donos e gostam de crianças, são dóceis se forem criados em meio a muitas pessoas, caso contrário ele pode ser agressivo. Latem pouco e precisam de exercício moderado. Em alguns aspectos, possuem o comportamento da maioria de gatos: pedem carinho na hora em que querem e possuem um grau elevado de independência.
Ambiente: 
Assim como qualquer outro animal, os Sharpeis não podem viver confinados em um ambiente fechado. Eles não precisam de grandes áreas, vivem bem em apartamento e não podem dormir em hipótese alguma próximos ao local em que fazem suas necessidades.

Atividades: 
Os passeios diários são essenciais e obrigatórios para qualquer cão de qualquer raça. Os Sharpeis precisam de passeios curtos, de no máximo 20 minutos, duas vezes ao dia e automaticamente eles irão associar os passeios com 'ir ao banheiro'.

Em que estação vive melhor?
Não possui uma estação em que vive melhor. É um cão que consegue se adaptar muito bem a todas as estações e condições climáticas moderadas.

Curiosidades da raça:
O Sharpei quase foi extinto, os chineses começaram a comer os cães que não possuíam funções importantes na sociedade e o Sharpei estava incluído. Apenas alguns exemplares foram salvos por serem cães de pastoreio. Na década de 70 um casal de americanos resolveu tirar a raça da lista de cães mais raros do mundo e levar alguns exemplares aos Estados Unidos para criação. A raça não foi extinta, porém a grande quantidade de cruzamentos consanguíneos resultou em uma saúde frágil e uma baixa expectativa de vida.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/conhe-mais-sobre-o-ex-tico-sharpei-135600726.html



Comentários