LEOPARDO-DE-AMUR É A ESPÉCIE QUE MAIS CRESCEU EM 2013,DIZ WWF



Conheça animais ameaçados de extinção no planeta                  

 
 
 
Leopardo-de-Amur é espécie protegida que mais cresceu em 2013, diz WWF
 
Leopardo-de-Amur (Panthera pardus orientalis) é uma espécie criticamente em perigo de extinção e hoje é basicamente só encontrado em zoológicos, como este da foto no zoo de Mulhouse, na França. Em censo de 2007, eram apenas 14 a 20 adultos da espécie. Em 2013, segundo a WWF, a população aumentou 50% nos últimos cinco anos .
 

O leopardo-de-Amur, uma espécie muito rara de felino que mora nos confins da Rússia e da China, é o grande ganhador do prêmio de 2013 sobre a evolução das espécies ameaçadas do Fundo Mundial da Natureza (WWF).
Segundo esta classificação, desenvolvida anualmente pelo WWF, "a população de leopardos-de-Amur aumentou 50% nos últimos cinco anos".
"É um grande êxito, apesar de que o aumento total de exemplares continue sendo frágil, com 50 indivíduos", segundo esta classificação publicada na Suíça.
O aumento de leopardos-de-Amur se explica principalmente pela criação de um novo parque nacional no extremo oriente da Rússia, explicou o WWF, destacando que este animal faz parte "dos mamíferos mais raros do planeta".
Trata-se de um animal solitário, que vive em uma região transfronteiriça entre Rússia, China e Coreia do Norte, muito apreciado por caçadores ilegais por sua pele pintada.
No outro extremo da classificação está o rinoceronte, o grande perdedor das espécies protegidas em 2013, quando foram caçados ilegalmente 919 exemplares, o que representa 50% a mais do que em 2012 só na África do Sul.
Para o WWF, estes dados representam um "triste recorde".
Esta cifra confirma que "em nível mundial, a caça ilegal escapa a todo controle", considerou o WWF, destacando que "os caçadores ilegais fazem parte de organizações criminosas e que estão equipados com dispositivos de visão noturna, helicópteros e armas automáticas".





Fonte:http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/12/26/



O leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis) é a subespécie de leopardo mais setentrional, a qual habita hoje em dia os montes Sikhote-Alin. É também conhecido como leopardo-siberiano e leopardo-do-extremo-oriente.
 

Biologia

Os leopardos-de-amur se diferenciam das demais subespécies de leopardo devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas, possivelmente para sobreviver melhor no clima frio da taiga. Ainda possuem rosetas maiores e mais espaçadas. Durante o inverno sua pelagem apresenta uma coloração creme pálida, porém no verão é mais alaranjada. Durante o verão sua pelagem tem normalmente cerca de 2,5 centímetros de espessura, porém no inverno tem aproximadamente 7 centímetros. Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.

Estado de conservação

A espécie está em estado de ameaça crítica, com menos de 50 espécimes na natureza, devido a degradação de seu habitat por consequência da exploração de madeira, da agricultura, de incêndios florestais e da caça clandestina motivada pelo valor de sua pele.1 A última contagem realizada pela WWF revelou doze leopardos-de-amur aonde haviam sido registrados apenas sete pelos últimos quatro anos, o que traz perspectivas positivas sobre o aumento da população.1

Referências

  1.  Ir para:a b Boas notícias para duas espécies raras de leopardo. Scientific American Brasil (27 de julho de 2011). Página visitada em 27 de julho de 2011. "Uma delas é o leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis), em estado de ameaça crítica, na Rússia, [...]. Quanto ao leopardo-de-amur, há menos de 50 animais da espécie em ambiente natural. No entanto, esse número talvez venha a aumentar ligeiramente: novos vídeos de uma equipe de pesquisa da Wildlife Fund, ou WWF, revelaram 12 leopardo-de-amur numa área onde apenas 7 tinham sido observados nas últimas quatro pesquisas anuais. As imagens foram obtidas por armadilhas de câmeras [...] no extremo oriente da Rússia. [...] Os leopardos-de-amur perderam a maior parte de seu hábitat por causa da exploração de madeira, da agricultura e de incêndios florestais, além de terem sofrido intensa caça clandestina por sua pele."

Comentários