O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL


O que é o aquecimento global?

O que é o aquecimento global e como se manifesta?

Em traços gerais, o aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura na superfície da terra, mas também na troposfera, ou seja, na camada mais baixa da atmosfera terrestre. Para além de alterações climáticas, ou em alguns casos em consequência direta das mesmas, o aquecimento global manifesta-se de várias formas: derretimento dos glaciares, subida do nível de água do mar, tornados, furações, secas, cheias, extinção de plantas e animais, propagação de doenças, falta de água e alimentos.

Um planeta cada vez mais quente

Desde meados da década de 1970 que o aumento das temperaturas terrestres tem sido, sensivelmente, de 0,15ºC por década, ou seja, um aumento de quase 1ºC em menos de 200 anos. Para além disso, os 17 anos mais quentes da história ocorreram durante os 20 anos mais recentes e, a longo prazo, prevê-se que as temperaturas continuem a aumentar. Segundo estudos da Intergovernmental Panel on Climate Changes, as previsões são de um aumento da temperatura de 2ºC a 3ºC ainda no século XXI. Isso significaria que, no espaço de 100 anos, a temperatura terrestre iria sofrer um aumento maior do que aquele acontecido nos últimos 10 mil anos. As vagas de calor que têm assolado algumas zonas do mundo com temperaturas superiores a 50ºC já mostraram que o homem não está minimamente preparado para estas situações e que todo o tipo de seres vivos, assim como ecossistemas inteiros, poderão não ter tempo para se adaptarem, deixando de existir. A imprevisibilidade e as consequências reais do aquecimento global são dois fatores chaves que requerem uma atenção cuidada.

Quais são as causas do aquecimento global?

Uma das principais causas do aquecimento global é o efeito de estufa. O efeito de estufa é o resultado direto da emissão de gases nocivos para a atmosfera. Sempre que queimamos carvão, petróleo e gás natural, estamos a libertar gases de efeito estufa para o ambiente. Estes gases – que incluem dióxido de carbono, metano e vapor de água – não são prejudiciais em si porque existe um ciclo natural que, quando em equilíbrio, funciona na perfeição, ou seja, sempre que o homem respira, ele expira dióxido de carbono que é absorvido pelas plantas, as mesmas que libertam o oxigénio necessário para continuarmos a respirar. No entanto, o aumento do consumo de combustíveis fósseis, aliado a uma crescente desflorestação, tem comprometido este processo e o seu equilíbrio natural. Com a acumulação de gases de efeito estufa, a luz solar que penetra a atmosfera não consegue sair da mesma porque os gases de efeito estufa absorvem e re-emitem as radiações solares, o que aumenta a temperatura do planeta, entre outras alterações climáticas.

O que podemos fazer para travar o aquecimento global?

É já um dado adquirido que a continuação do aquecimento à escala global vai contribuir para a degradação contínua da fauna e flora terrestre, marítima e mesmo aérea. A bem do meio ambiente e da vida humana, é importante travar o aquecimento global. Como fazê-lo? Vivendo uma vida mais verde. Como? Reduzindo as emissões de gases de efeito estufa: controlar e reduzir a nossa pegada de carbono, poluir menos,reciclar mais, poupar os recursos energéticos existentes e optar por energias alternativas. São pequenas mudanças diárias que, se efetuadas por todos, podem contribuir positivamente para travar o aquecimento global e preservar a saúde do planeta.

Comentários