HOBBITS INSPIRAM ARQUITETO A CRIAR CIDADE ECOLÓGICA NA SUÉCIA


Hobbits inspiram arquiteto a criar cidade ecológica na Suécia


the-hobbit-house_super
“Num buraco no chão vivia um hobbit (…) A toca tinha uma porta perfeitamente redonda como uma portinhola, pintada de verde, com uma maçaneta de latão bem no centro”, descreve J.R.R. Tolkien, no romance O Hobbit, publicado em 1937.
Quem é fã da saga Senhor dos Anéis já conhece os personagens de pés peludos que vivem em perfeita harmonia com a natureza. Inspirado neles, o arquiteto britânico, Simon Dale, construirá uma vila em Muskoe, no arquipélago de Estocolmo.
O local parece perfeito porque, além da paisagem natural, já foi uma base naval, então oferece boa estrutura como armazém, restaurante, farmácia e transporte público.
A “comunidade dos hobbits modernos” reunirá 30 casas – a primeira deve ficar pronta em meados de 2014 –, mas o projeto contempla 350 casas ambientalmente sustentáveis. A principal característica das construções é a eficiência energética – o aquecimento virá daenergia solar, por exemplo. Além disso, os materiais empregados na construção – como madeira, pedras, areia, argila e grama – serão extraídos da própria região.
A ideia de Simon tem a ver com sua formação e estilo de vida. Ele e sua família são praticantes da bioconstrução  e vivem na primeira ecovila de baixo impacto, em Lammas, Gales ocidental. Muito animado com o projeto, o arquiteto acredita que a cidade aproximará as pessoas da natureza, de forma que fiquem mais sensibilizadas com o tema ambiental. E poderá servir de inspiração para outras que não vivam na comunidade.
A grande diferença deste projeto – que ainda aguarda liberação burocrática – em relação a outros que também relacionam qualidade de vida e sustentabilidade ambiental é que, enquanto a maioria tenta maximizar a eficiência no consumo de recursos, Simon procura minimizar o consumo de recursos.
A seguir, estão mais fotos do interior das casas, mas conheça mais sobre o projeto no site do arquiteto.
 the-hobbit-house_02_super
the-hobbit-house_03_super
the-hobbit-house_04_super 
5 de dezembro de 2013

Shelter :: The Hobbit House

Esta é uma casa que eu construí para a nossa família no País de Gales. Foi construído por mim e meu sogro com a ajuda de passantes e amigos que visitam. 4 meses após o início fomos morar e acolhedor. Eu estimada 1000-1500 horas-homem e £ 3.000 em materiais. Na verdade, não tanto em termos de compra de casa (aproximadamente £ 60/sq m excluindo trabalho).
A casa foi construída no que diz respeito máximo ao meio ambiente e por reciprocidade nos deu uma oportunidade única de viver perto da natureza. Abrigou a nossa família enquanto trabalhávamos na floresta que circunda a casa fazendo gestão florestal ecológica ea criação de um jardim floresta, coisas que teria sido impossível se tivéssemos de pagar uma renda regular ou hipoteca. Os principais instrumentos utilizados foram uma serra elétrica, martelo e cinzel de 1 polegada, pouco mais sério. Eu não era um construtor ou carpinteiro, minha experiência só foi ter tido um ir para um 2yrs casas semelhantes antes e um pouco de perder tempo no meio. Este tipo de edifício é acessível a qualquer pessoa. Minhas principais habilidades relevantes estavam sendo fisicamente capazes, ter auto-crença e perseverança e um companheiro ou dois para dar uma carona e agora novamente.

Alguns pontos-chave do projeto e construção:

  • Escavadas na encosta para baixo impacto visual e abrigo
  • Pedra e lama de escavações utilizadas para paredes de contenção, fundações etc
  • Quadro de desbastes de carvalho (madeira de reposição) de floresta circundante
  • Vigas do telhado recíprocas são estruturalmente e aesthaetically fantástico e muito fácil de fazer
  • Os fardos de palha no chão, paredes e teto para o super-isolamento e de fácil construção
  • Telhado de folha e lama / relva de plástico para baixo impacto e facilidade
  • Lime gesso nas paredes é respirável e energia para a fabricação de baixo (em comparação com cimento)
  • Regenerada (sucata) de madeira para pisos e acessórios
  • Qualquer coisa que você poderia possivelmente querer está em uma pilha de lixo em algum lugar (windows, queimador, encanamento, fiação ...)
  • Recuperador de calor para aquecimento - renovável e abundante localmente
  • Flue passa por grande pedaço de pedra / gesso para reter e liberar calor lentamente
  • Frigorífico é resfriado pelo ar vindo subterrânea através de fundações
  • Clarabóia no telhado permite a entrada de luz natural sentimento
  • Painéis solares para iluminação, música e computação
  • Água por gravidade a partir da Primavera nas proximidades
  • Composto higiênico
  • Água Telhado coleta na lagoa para jardim etc

O processo de construção

O site antes de começarBuraco cavado e nível, posições post marcado, as paredes de pedra de fundação secas para baixo, parede primeira retenção construída contra banco da frente. 
30 ou mais árvores de pequeno porte e um pouco de chainsawing mais tarde.Registros de elevação, escorar, prego juntos e continuar até não mais vacilante.Registros rachados por cima e paletas no chão. Árvore em escorar plataforma dormindo. Paletas no chão para tirar isolamento fardos.
Entrega de palha. Lençóis de algodão, em seguida, palha fardos no telhado e cobri-lo com plástico, outros fardos dentro, rápidas antes de chover.Construir parede de fardos de palha por dentro, um divertimento e trabalho rápido. Os fardos são empilhados em áspero muro de pedra seca e apostou em conjunto com as varas de avelã.Fardos Dentro ir no chão paleta pronto para tábuas em cima.
Janelas pop nos buracos, coisas palha em todas as aberturas, em seguida, motosserra cortar os fardos suave com cantos roundy bonitos.Pai-de-lei e bancada de ferramentas, 04h30. Todas as ferramentas perdido, nevando lá fora, sem portas, reboco em andamento.
Primavera, lama no telhado, reboco e caiação feito, paisagismo quase terminado, a produção de cerveja, o pão no forno.

O projeto:

O projeto da casa vem principalmente a partir da combinação das seguintes considerações:
  • Análise de funções> Elementos> materiais
  • Site survey (inclinação, características, aspecto, acesso, etc)
  • Zoneamento, as relações de atividades e requisitos
  • Estética, o jogo escultural

Comentários