15 IDÉIAS PARA UM NATAL ECOLÓGICO


15 ideias para um Natal ecológico

O Natal é festa, alegria, decoração, presentes, iluminação, chocolates e guloseimas, mas também é ecologia! Saiba como organizar e viver um Natal mais verde – o melhor presente que pode dar ao planeta nesta época do ano.
  1. Um Natal ecológico requer uma árvore de Natal ecológica: as árvores de Natal artificiais não são amigas do ambiente, na medida em que são maioritariamente compostas por plástico que emite toxinas nocivas para a saúde e o planeta. Opte por uma árvore de Natal verdadeira, comprada localmente, ou construa a sua própria árvore de Natal a partir de cartão reciclado ou tecido. Pode também plantar um pinheiro no jardim, levá-lo para dentro de casa na época de Natal e depois voltar a plantá-la no jardim no ano novo.
  2. A iluminação natalícia não pode faltar na decoração de Natal, mas também esta pode ser amiga do ambiente – basta optar por iluminações LED. Igualmente bonitas, as iluminações LED têm a vantagem de reduzir os custos energéticos em cerca de 80% quando comparadas com lâmpadas tradicionais. Outra dica verde: desligue sempre as luzes de Natal durante a noite e quando não está em casa.
  3. Embrulhe os presentes de forma verde: utilize papel de embrulho reciclado ou aproveite folhas de jornal ou de revistas para fazer os seus embrulhos. Pode usar também sacos em tecido ou caixas reutilizáveis para colocar as prendas. Depois, adicione uma fita colorida, uma etiqueta criada com o mesmo papel reciclado e voilá – embrulhos de Natal ecológicos.
  4. Os presentes são uma das grandes atrações do Natal, mas também eles podem ser adquiridos com o bem-estar do planeta em mente. Escolha artigos construídos através de material reciclado, artesanato local, objetos utilitários e reutilizáveis, evitando gadgets com pilhas. Se oferecer vestuário, escolha sempre roupa confecionada com algodão orgânico, bambu ou cânhamo.
  5. Celebre e promova um Natal ecológico com presentes caseiros e feitos manualmente: uma caixa de biscoitos, uma deliciosa compota ou licor, um cachecol ou luvas tricotadas, uma bijutaria, um quadro… as possibilidades são ilimitadas e podem ainda incluir serviços como um sábado como babysitter dos seus sobrinhos ou um vale para a confeção de dois jantares românticos – basta preparar um bonito cartão com estas ofertas, embrulhar e entregar!
  6. Uma forma solidária de celebrar um Natal ecológico é combinar com os amigos com quem habitualmente troca presentes de Natal e não fazê-lo! Em vez disso, juntam o dinheiro que normalmente gastariam e entregam o valor ou o seu equivalente em géneros numa instituição ou associação de solidariedade social.
  7. O Natal é sinónimo de muitas compras e quer seja para a decoração da casa, para as festas da quadra ou para adquirir os presentes, compre sempre localmente. Para além de apoiar os comerciantes locais, reduz os custos e o impacto ambiental dos transportes, diminuindo assim a pegada de carbono.
  8. Se tem por hábito enviar os tradicionais postais de Natal, escolha modelos que sejam impressos em papel reciclado, incluindo os envelopes ou compre cartões da UNICEF ou de outra associação de solidariedade social; em alternativa confecione os seus próprios postais de Natal reutilizando modelos de anos anteriores, por exemplo. Para reduzir ainda mais a sua pegada de carbono na quadra natalícia envie postais de Natal ecológicos via Internet, SMS ou telefone!
  9. Oferecer brinquedos amigos do ambiente às crianças é outra forma de conseguir um Natal ecológico e algumas das muitas opções passam por oferecer brinquedos em madeira, brinquedos vintage, brinquedos artesanais ou ainda livros impressos em papel reciclado.  
  10. As decorações de Natal animam qualquer casa nesta quadra festiva, mas também estes pequenos ornamentos podem ser ecológicos, reciclados e amigos do ambiente. Para além de adquirir ornamentos artesanais ou em madeira, também pode fazer os seus próprios ornamentos (em origami, por exemplo) ou decorar com elementos naturais: pinhas, ramos de pinheiro, azevinho, folhas, castanhas, avelãs, bagos vermelhos, paus de canela e até pipocas num fio se transformam numa linda grinalda de Natal.
  11. As velas são uma decoração natalícia popular, mas no espírito de um Natal mais ecológico, opte por velas amigas do ambiente, ou seja, aquelas que têm na sua composição cera de soja ou cera de abelha.
  12. Prepare uma ceia de Natal orgânica com produtos frescos adquiridos localmente – isso inclui o vinho e os doces também! Adquira preferencialmente alimentos sem embalagens ou com embalagens que podem ser facilmente recicladas. Na decoração da mesa, evite a utilização de louça e copos de plástico, assim como guardanapos de papel. À mesa, o Natal também pode ser ecológico!
  13. Na quadra natalícia existem muitas tarefas para fazer e muitos sítios para ir, o que aumenta as vezes que saímos e pegamos no carro. Reduza a sua pegada de carbono ao agrupar várias atividades numa só saída. Em alternativa, vá a pé ou de transportes públicos.
  14. Depois da alegria da abertura das prendas faça uma separação entre o papel de embrulho e fitas que podem ser reutilizadas e coloque o restante papel, caixas e embalagens no seu respetivo ecoponto. Um Natal ecológico é aquele que envolve reciclagem!
  15. No fim da quadra natalícia não se esqueça de reciclar o pinheiro de Natal!
Votos de um Feliz e Verde Natal!

Comentários