FRANCÊS VIAJA O MUNDO CONSTRUINDO JARDINS VERTICAIS NAS CIDADES

jardim-vertical-londres
 

Francês viaja o mundo construindo

jardins verticais nas cidades

 
Pincelar as paredes cinzas dos centros urbanos com um pouco de natureza é o trabalho do botânico Patrick Blanc*, que viaja o mundo construindo jardins verticais em ambientes externos e internos das cidades.
A intenção do francês é reconectar os urbanoides com o verde – segundo ele, cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem atualmente nas cidades sem contato com a natureza – e, de quebra, trazer um monte de benefícios para os municípios, como ar mais limpo, clima mais ameno, aumento da umidade do ar e redução do barulho, já que as plantas são ótimas isolantes acústicas.
O botânico coleciona jardins verticais ao redor do mundo (você pode ver todos eles aqui), mas em toda a América do Sul apenas a cidade de São Paulo teve a sorte de receber uma visitinha do francês, que deixou sua marca na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Blanc até tinha um projeto para o Rio de Janeiro, mas a ideia não saiu do papel.
Conhecido como o Pai dos Jardins Verticais, o botânico também pode ser considerado um artista, já que encara as paredes em que trabalha como telas de pintura gigantes, onde faz composições harmônicas de várias espécies diferentes de plantas – cuidadosamente escolhidas com base nas condições locais.
A manutenção dos jardins verticais também é uma preocupação para Blanc, para que seu trabalho não vire um fardo para os moradores da cidade, quando for embora. As plantas são fixadas em um feltro especial, que é irrigado regularmente com fertilizantes, garantindo que as espécies tenham os nutrientes que necessitam e que as raízes não cresçam demais, à procura de água.
Confira, abaixo, algumas das obras de arte vivas de Patrick Blanc ao redor do mundo. Quem aí não ficaria feliz com uma visitinha do botânico na rua de casa?
jardim-vertical-cingapura
Cingapura
jardim-vertical-lisboa
Lisboa
jardim-vertical-paris
Paris
jardim-vertical-sao-paulo
São Paulo
Fotos: Divulgação
 

Comentários