EUROPA E CHINA ASSINAM ACORDO SOBRE TRÁFICO DE ANIMAIS SELVAGENS


Foto: Mazinho BR/Creative Commons

Europa e China assinam acordo sobre tráfico de animais selvagens


Estão incluídos na proteção itens como presas de elefantes


A União Européia e o ministro chinês do ambiente vão assinar amanhã em Beijing um acordo para ajudar a combater o tráfico de produtos de animais selvagens, como presas de elefantes e chifres de rinocerontes. A maior demanda por eles ocorre na China e Vietnã, movimentando inúmeras gangues que faturam milhões matando os animais com rifles automáticos a partir até mesmo de helicópteros.
Janez Potočnik, comissário europeu para o clima, e Zhou Shengxian, ministro chinês da proteção ambiental, assinarão um acordo de cooperação, criando laços mais estreitos para o combate ao tráfico através da troca de informações e aplicação mais severa da lei.
O acordo marca uma posição da China para a reunião anual da Convenção Internacional do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Flora e da Fauna (CITES), cujo comitê irá se reunir em setembro em Genebra. Nela, os governos se comprometerão a coordenar ações como o rastreamento de produtos que são ilegalmente comercializados da África para a China, via Europa.
Segundo Potočnik, “o tráfico alcançou seus níveis mais altos em décadas e envolve organizações internacionais do crime organizado. Isto coloca em risco populações de elefantes, rinocerontes e tubarões.”
O mercado para os produtos dos dois primeiros é enorme na China, onde se acredita que tenham poderes medicinais ou são usados em decoração ou ritos religiosos. Isto é uma grande preocupação para os ambientalistas, que temem a extinção de espécies.
Também na China, Potočnik afirmou que o desenvolvimento econômico deverá trazer com ele maiores pressões sobre o ambiente, e que empresas chinesas e européias devem fornecer soluções para o problema.
“Tanto a União Européia quanto a China reconhecem que o crescimento econômico futuro precisa ser verde. Partilhamos a mesma visão: a proteção ambiental e o crescimento devem andar de mãos dados,” declarou ele, de acordo com a PWR.


Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/europa-e-china-assinam-acordo-sobre-trafico-de-animais-selvagens/

Comentários