ALPACA,O VERDADEIRO TESOURO DOS INCAS

alpacas-animais-incas-peru-animal-planet
Na mitologia andina, a alpaca era considerada um presente dos deuses
Foto: ThinkStock
Alpaca, o verdadeiro tesouro dos incas

Há pouco tempo, tive o privilégio de conhecer Cuzco e o Vale Sagrado dos Incas, no Peru, e uma infinidade de coisas me chamaram a atenção nesse lugar mágico e rico em história. No entanto, decidi conhecer melhor a história do grande tesouro dos Andes: a alpaca. Esses animais existem em grande número no país dos incas e são essenciais para seu desenvolvimento econômico. Este ano, o Ministério da Agricultura do Peru determinou o dia 1º de agosto como o Dia Nacional da Alpaca, para destacar sua riqueza e o trabalho de seus criadores.
Sua história
Seu nome científico é Lama Pacos, e palavra “alpaca” vem do quíchua, o idioma dos incas. Pertencem à família dos quatro camelídeos sul-americanos, que inclui também a lhama, o guanaco e a vicunha. Somente a lhama e a alpaca foram domesticadas pelo homem, há cerca de seis mil anos. Esses mamíferos herbívoros medem entre 1,20m e 1,50m, e pesam de 45 a 79 quilos. Sua cabeça é pequena, com pescoço comprido, corpo delgado e orelhas pontudas. Podem viver de 15 a 20 anos, e sua lã tem até 22 tonalidades diferentes, sendo as mais comuns o cinza, o branco, o marrom e o preto. Existem duas espécies de alpaca: huacaya e suri. A huacaya é mais numerosa no Peru, que concentra 90% da população. A criação de alpacas se dá a mais acima de 3.500 metros de altitude em várias regiões do país. Sua lã densa e resistente lhes permite viver em temperaturas extremas.
Seu significado
Na mitologia andina, a alpaca era considerada um presente dos deuses por fornecer alimento, vestuário e transporte. Os incas demonstravam sua riqueza e poder pelo número de alpacas que possuíam e pela elegância de suas roupas. A alpaca era sinônimo de prosperidade, e graças ao seu comércio, o Peru conquistou uma economia sólida. Quando fugiram para se esconder dos conquistadores espanhóis, os incas levaram esses animais para as montanhas dos Andes.
Sua riqueza
Para as famílias de camponeses, seu valor continua sendo inestimável. A alpaca fornece carne, lã, serve de transporte e estimula o turismo. A carne de alpaca é nutritiva, contém muito ferro e pouca gordura, e é um prato bastante popular em Cuzco. Mas a alpaca se destaca principalmente pela qualidade de sua lã, por suas propriedades térmicas, fibra suave, elástica e não inflamável. Os artesãos locais são especialistas na confecção de cachecóis, ponchos, cobertores, luvas, bolsas, echarpes, tapetes, bonecos e os famosos gorros peruanos, entre muitos outros produtos. O custo depende da qualidade da lã. Nas feiras de rua, podem ser adquiridos a preços acessíveis, mas em lojas luxuosas, alguns itens podem chegar a mil dólares.
Quanto ao turismo, pelas ruas das cidades andinas é comum ver meninas e suas mães vestidas com belos trajes típicos, acompanhadas de uma alpaca, que cobram dos turistas uma pequena quantia para posarem para fotos. As autoridades tentam controlar a prática, mas não há estrangeiro que resista a uma foto colorida e representativa da cultura local. Voltar para casa com essa imagem e um artesanato de lã de alpaca é uma recordação que não tem preço.

Por Natalia Arango

Fonte:http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/alpaca-o-verdadeiro-tesouro-dos-incas/

Comentários