DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL


19 de abril – Dia do índio

O Dia do Índio, que acontece hoje, tem como principal objetivo nos lembrar da importância histórica dos povos indígenas e de sua contribuição para a formação da cultura brasileira. As influências estão presentes na música, no artesanato, em festas folclóricas, na formação da língua portuguesa e na alimentação.


Conheça algumas das contribuições dos índios para a nossa culinária:
Mandioca: possui alto valor energético e não contém proteínas. É rica em sais minerais, como o cálcio, ferro e fósforo. Além de possuir vitaminas do complexo B e grandes quantidades de potássio, ajuda no bom funcionamento do intestino por ser fonte de fibras vegetais.
Erva-mate: a matéria-prima do chimarrão contém substâncias antioxidantes capazes de inibir os radicais livres e agir contra as placas de gordura que se formam nas artérias e provocam infartos.
Açaí: é rico em ácido oléico, um tipo de gordura poli-insaturada que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial. É altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio.
Jabuticaba: possui cálcio, ferro, vitamina B3, potássio e magnésio. A casca da fruta é rica em antocianidinas, substâncias que protegem as células.
A cultura do nosso país é uma grande mistura das influências de vários povos. A verdade é que, infelizmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original. Cabe a nós a conscientização para manter essa riqueza viva!
Clique aqui para saber mais sobre a FUNAI e os projetos da Fundação para proteger e promover os direitos dos povos indígenas.

Fonte:http://mundoverde.com.br/blog/2013/04/19/19-de-abril-dia-do-indio/

Foto: Mário Vilela / Funai
Nesta quinta-feira (18), serão lançados o folder “O Brasil Indígena”, em parceria com o IBGE, e a mostra “Arte Karajá – Iny Bededyynana” (foto), no Memorial dos Povos Indígenas.

Comentários