PARA ENTENDER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS RECENTES

 

Entendendo mudanças climáticas recentes

As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Essas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios, ou desvios de média, apurados durante anos.

As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos, temperatura dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar dentre outros.

As ações climáticas são provocadas por fênomenos naturais ou por ações antrópicas. Neste último caso, as mudanças climáticas tem sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento no qual aumentou-se significativamente a emissão de C02.

O aumento do nível do mar, o degelo no Ártico, a frequência de ciclones e furacões, intensificação das secas e das tempestades, aumento da temperatura global; são reflexos da ação antrópica no ambiente.

A Terra possui naturalmente um "efeito estufa" para a manutenção de vida, cerca de 30% da radiação recebida pelo sol é refletida pela superfície e pelas nuvens, 20% é absorvida pela atmosfera e 50% é absorvida pela superfície. A radiação recebida menos a refletida é conhecida como Fluxo Líquido Solar. O vapor d'água seguido de perto pelo CO2 e pelo CH4 são responsáveis pela absorção de calor atmosférico na Terra, sem o "efeito estufa" natural a Terra seria 18°C mais fria. Nos polos essa proporção entre radiação emitida e absorvida é diferente; há um déficit na radiação absorvida devido ao albedo-quantidade de luz refletida- consequência da predominância do branco que só reflete a luz .

Os absorvedores de radiação emitem e absorvem em comprimentos de onda específicos, o balanço radioativo implica em uma superfície global estável. Se o sistema Terra -Atmosfera está fora do balanço radioativo a temperatura da superfície será mudada. O forçamento radioativo é uma medida da influência que um fator de pertubação tem no balanço radioativo global. Caso fique mais retida do que saia a radiação da atmosfera teremos um forçamento positivo; caso saia mais teremos um forçamento negativo de radiação.

Se o sistema Terra-Atmosfera sai do balanço radioativo ele vai tentar voltar ao equilíbrio, com um aumento ou diminuição da temperatuda da superfície global.
No processo de estabelecer a temperatura haverá mudanças na troposfera e estratosfera.
 
 
Hoje, com o resultado das atividades humanas existe um forçamento radioativo positivo com o aumento da temperatura. Em dados analisados pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change- Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), há a medição dos gases estufa de 1750 a 2005. O CO2 possui a maior força positiva, dentre os outros gases, deixando a atmosfera mais opaca para a passagem de radiação.

Mas quanto custa para a temperatura média da superfície global mudar, em resposta ao forçamento radioativo?E quanto tempo demora para que essa mudança ocorra?

O equilíbrio é um alvo em constante movimento e que nunca é atingido. Mesmo sendo difícil analisar, a sensibilidade climática é um quadro extremamente valioso. O determinante para a sensibilidade climática é o sinal e a força dos feedbacks no sistema do clima, ou seja, as respostas que o clima dá aos forçamentos. O derretimento do gelo no Ártico é um exemplo de feedback.
Esses feedbacks são usados para análise e elaboração de modelos climáticos. Durante o desenvolvimento e refinamento do modelo muita atenção é dada à capacidade deste simular o estado atual do clima. A obtenção de resultados deve ser sempre reavaliada.

Numa visão mediadora entre um crescimento modesto e um agressivo, o CO2 passará de um nível de 387 ppm - partes por milhão - hoje, para 720 ppm em 2100.

As projeções mudam de modelo para modelo, porém deve-se levar em consideração que a temperatura irá aumentar indiscutivelmente. No modelo otimista haverá um aumento de 1,8°C, no pessimista 3,6°C e 2,2°C no mediador destes.

Para saber o quanto essa temperatura irá aumentar depende dos feedbacks, dentre eles albedo, vapor d'água e o ciclo do carbono.

Por causa das manifestações regionais dos feedbacks, como mudanças na circulação atmosférica e pluviosidade as mudanças não serão uniformes em todo o planeta. Dentre as discussões um concenso é de que o Ártico aquecerá mais.
A urgência com que a questão climática se apresenta traz à tona o debate sobre o modelo de desenvolvimento trilhado pela humanidade desde antes da Revolução Industrial e desafia nossa capacidade de “re-inventar a roda”. As mudanças climáticas são um tema que extrapola os muros da ciência ou os interesses de grupos e que já produzem alterações na política, na economia e na vida cotidiana das pessoas (onde mais claramente os impactos já vêm sendo percebidos).

" o mundo tem menos de uma década para mudar seu resumo. Não há assunto que mereça atenção mais urgente, nem ação mais imediata"
PNUD-ONU

Referências Bibliográficas:
Undertanding Recent Climate Change-Conservation Biology, Vol.24, No. 1, 2010.10-17

Lívia Mara de Oliveira Lara
 
 

Comentários