Danças tradicionais de Bali
A Ilha de Bali é uma verdadeira matriz de arte e cultura, admirada pelo mundo inteiro.
A mistura entre teatro e dança balinesa originou costumes tradicionais muito característicos.

Esse pilar artístico é muito importante para a tradição da Indonésia, assim como a religiosidade, sendo bases centrais para a sociedade local.

Contos históricos e adoração aos deuses sãos temáticas presentes no meio da dança.
Os movimentos diferem-se entre si, mas todos possuem significados dentro de sua cultura, expressos por meio de encenações e artesanatos.

São muito característicos quanto aos figurinos e adereços…
Uma atração à parte que proporciona uma combinação entre peças detalhadas e as expressões dos bailarinos, que impõem um original olhar e gestual.

A dança Barong, uma das mais características da Indonésia, retrata um contraste entre o bem e o mal.
Barong, amuleto protetor da ilha de Bali, é caracterizado pela figura de um animal com grandes dentes pontudos, olhos saltados e corpo coberto de pelo.

Representando a rainha demônio, ‘’ a devoradora de crianças’’, conhecida como Rangda, lidera um exército de bruxos do mal contra o líder das forças do bem.
É descrita como uma mulher de idade avançada quase nua, com cabelos longos e desgrenhados, seios pendurados e garras.

A dança Kecak é conhecida como a ‘’a dança do macaco’’, uma dança e drama balinesa, originada em uma dança de exorcização chamada Sanghyang.
Seu arranjo musical é feito por dezenas de homens que criam sons excepcionais: anasalados, graves, estridentes, sopros, ruídos…

Essa dança representa a história do príncipe Rama, ao resgatar sua esposa Sita, sequestrada pelas mãos do demônio Rawana, o rei de Lanka, novamente, demonstrando o bem contra o mal.

A dança é realizada no Templo de Uluwatu, construído no alto da falésia da península de Bukit. Data do século 11.
Posição construída estrategicamente para espantar os maus espíritos do sudeste. É um dos templos mais antigos e importantes de Bali.

A dança Lelong, também balinesa, surgiu no século 19 como entretenimento. Tradicionalmente, as dançarinas Lelong eram as meninas que ainda não haviam atingido a puberdade.

Na época, elas eram consideradas importantes na sociedade, mas depois do casamento, tinham de aposentar a dança profissional.
Existem diversas danças Lelong, as quais diferenciam-se pelos movimentos, gestos e narrativas.

Em Bali tem tudo isso e muito artesanato!
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/06/14/dancas-tradicionais-de-bali/
Comentários
Postar um comentário