
Empresas tentando passar a ideia de que são sustentáveis virou algo tão banal… Mas ainda assim sinto certo asco, um mal estar parecido com a sensação que vem ao tentar achar algo relevante nesses catálogos publicitários disfarçados de revistas de notícia.
É uma enganação tão descarada que a publicidade “verde” já nem diz nada, no sentido de que não dá para confiar em nada desse tipo. O pior é que quando um produto realmente é sustentável acaba caindo no mesmo saco…
O Atitude Eco tem um post interessante sobre isso:
“Greenwashing” é essa “maquiagem sustentável”, que tenta te convencer que um produto é ecológico, usando, por exemplo, táticas de enganação como essas (do verbete da Wikipédia: “Os seis pecados do greenwashing”):
- Pecado dos malefícios esquecidos. Ex: Eletrônica eficiente energeticamente, mas que contém materiais prejudiciais.
- Pecado da falta de provas. Ex: Xampús clamando ser organicamente certificados, mas sem certificação verificável.
- Pecado da promessa vaga. Ex: Produtos que clamam ser 100% naturais quando muitas substâncias de ocorrência natural são prejudiciais, como o arsênio e o formaldeído.
- Pecado da irrelevância. Ex: Produtos que clamam ser livres de CFC, apesar destes químicos já terem sido banidos há vinte anos.
- Pecado da mentira. Ex: Produtos que clamam falsamente serem certificados por um padrão ambiental reconhecido (EcoLogo, Energy Star, etc.).
- Pecado dos dois demônios. Ex: Cigarros orgânicos ou pesticidas ambientalmente amigáveis.
Fonte:http://maegaia.com.br/
Comentários
Postar um comentário