AURORA BOREAL MARAVILHOSA ILUMINA O CÉU DA NORUEGA


Aurora boreal ilumina céu de cidade no norte da Noruega


O fenômeno pode ser visto em regiões mais próximas do Polo Norte. 
A aurora polar é considerada um dos mais belas manifestações da natureza.


A natureza oferece um espetáculo incrível na Noruega. A aurora boreal iluminou o céu de uma cidade do norte do país.
O fenômeno pode ser visto em regiões mais próximas do Polo Norte. O que você pode ver no vídeo aconteceu na cidade norueguesa de Trondheim. Ele é gerado graças a partículas provenientes das explosões solares que são atraídas para o campo magnético da Terra.
A interação entre essas partículas e as camadas mais altas da atmosfera cria as ondas de luz verde no céu. A aurora polar - boreal no Hemisfério Norte e austral no Sul - é considerada um dos mais belas manifestações da natureza.
Fonte:http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/02/

Veja 10 destinos para curtir 

a aurora boreal


Encarar as noites gélidas do inverno russo pode ser recompensado por esse belo espetáculo
Foto: Valentine-Zhiganov



FENÔMENO VISUAL QUE OCORRE NAS REGIÕES POLARES, AS AURORAS BOREAIS ENCONTRAM-SE ENTRE OS MAIORES ESPETÁCULOS DA NATUREZA, COM LUZES DE DIFERENTES CORES QUE DOMINAM O CÉU DURANTE OS MESES DO INVERNO. AS AURORAS BOREAIS SÃO DIFÍCEIS DE PREVER, MAS EXISTEM ALGUNS LUGARES IDEAIS PARA AUMENTAR SUA PROBABILIDADE DE SE ENCONTRAR COM ESTA FASCINANTE ATRAÇÃO. O SITE FODORS LISTOU DEZ DESTINOS PARA AVISTAR AURORAS BOREAIS.

NORUEGA
SITUADA ACIMA DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO,  NO NORTE DA NORUEGA, A CIDADE DE TROMSO VÊ COM FREQÜÊNCIA  AS AURORAS BOREAIS QUE CHEGAM COM O  FIM DOS LONGOS DIAS DE VERÃO. O BELO ESPETÁCULO DE LUZES COLORIDAS É A PRINCIPAL ATRAÇÃO DA CIDADE, QUE TAMBÉM CONTA COM A UNIVERSIDADE MAIS NÓRDICA DO PLANETA.

SUÉCIA
O VILAREJO DE ABISKO, NA REGIÃO DA LAPÔNIA, TEM MENOS DE 150 HABITANTES, MAS É MUITO VISITADO POR TURISTAS, PELO FATO DE TER UM MICRO-CLIMA ÚNICO QUE O TORNA UM PONTO IDEAL PARA APRECIAR A BELEZA DE AURORAS BOREAIS.  DURANTE O ESCURO INVERNO, O PARQUE NACIONAL DE ABISKO TEM ATRAÇÕES COMO O LAGO TOMETRASK, NUM CENÁRIO MARAVILHOSO PARA CURTIR ESTE IMPRESSIONANTES FENÔMENO NATURAL.
FINLÂNDIA
NO NORTE DA FINLÂNDIA,  NA CIDADE E DE LUOSTO, O HOTEL AURORA CHALET ENTREGA A SEUS HÓSPEDES UM “ALARME DE AURORAS”, QUE TOCA QUANDO AS LUZES COLORIDAS FAZEM SUA APARIÇÃO NO CÉU, GRAÇAS AO SERVIÇO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE AURORAS BOREAIS DA CIDADE DE SODANKYLA. COM O CÉU CLARO, É POSSÍVEL AVISTAR O FENÔMENO NA CIDADE DE NELLIM, COM O LAGO INARI, UM DOS MAIORES DA FINLÂNDIA, COMO PANO DE FUNDO.
ISLÂNDIA
ALÉM DE TER NUMEROSAS MARAVILHAS NATURAIS, COMO VULCÕES, GELEIRAS, GÊISERS E FIORDES, A ISLÂNDIA TAMBÉM CONTA COM O FENÔMENO DE AURORAS BOREAIS DURANTE O INVERNO. PRÓXIMO DE REYKJAVIK, CAPITAL DO  PAÍS, O PARQUE NACIONAL DE PINGVELLIR  TEM AMPLAS PLANÍCIES, IDEAIS PARA OBSERVAR O ESPETÁCULO NATURAL DE LUZES COLORIDAS.
ALASCA
REGIÃO SELVAGEM DOS ESTADOS UNIDOS, O ALASCA TEM ENTRE SUAS NUMEROSAS ATRAÇÕES A APARIÇÃO DE AURORAS BOREAIS DURANTE O INVERNO. PARA VISUALIZAR O FENÔMENO NAS MELHORES CONDIÇÕES, O IDEAL É ESCAPAR PARA ÁREAS REMOTAS COMO O PARQUE NACIONAL DE DENALI, SEM ESQUECER DE CONFERIR A PREVISÃO DE AURORAS BOREAIS DA UNIVERSIDADE DO ALASCA.
CANADÁ
A IMENSIDÃO DAS ÁREAS NATURAIS DO CANADÁ OFERECE NUMEROSAS OPÇÕES PARA OBSERVAR A BELEZA DAS AURORAS BOREAIS. AS ÁREAS EM VOLTA DO LAGO SUPERIOR, NO ONTÁRIO, A TUNDRA DO NORTE DO PAÍS, E O TERRITÓRIO DE YUKON , PRÓXIMO AO ALASCA, SÃO ALGUNS PONTOS IDEAIS PARA A VISUALIZAÇÃO DO FENÔMENO.
GROENLÂNDIA
DESTINO VISITADO ESPECIALMENTE POR PESSOAS EM BUSCA DE AVENTURAS, A GROENLÂNDIA TEM FREQUENTES APARIÇÕES DE AURORAS BOREAIS. APESAR DO FENÔMENO ESTAR PRESENTE EM PRATICAMENTE TODO O GRANDE TERRITÓRIO, OS LUGARES MAIS ACESSÍVEIS ENCONTRAM-SE NO SUL E NO LESTE DA GROENLÂNDIA, EM LOCALIDADES COMO KULUSUK E AMMASSALIK.
ESCÓCIA
AS ILHAS BRITÂNICAS SÃO CONHECIDAS POR SEU CLIMA CINZENTO, LONGE DAS CONDIÇÕES IDEAIS PARA AVISTAR AURORAS BOREAIS. NO ENTANTO, NAS RARAS NOITES DE CÉU CLARO DO INVERNO ESCOCÊS, OS TURISTAS TÊM BOAS CHANCES DE PODER APRECIAR AS LUZES, PRINCIPALMENTE EM LOCALIDADES COMO ABERDEEN, A ILHA DE SKYE E AS TERRAS ALTAS DO NORTE.
RÚSSIA
ENCARAR AS NOITES GÉLIDAS DO INVERNO RUSSO PODE SER RECOMPENSADO COM UM BELO ESPETÁCULO COM LUZES COLORIDAS DE AURORAS BOREAIS. A PENÍNSULA DE KOLA, NO NOROESTE DO PAÍS, ENCONTRA-SE SITUADA QUASE INTEIRAMENTE ACIMA DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO E É UM DOS PONTOS MAIS POPULARES DA RÚSSIA PARA AVISTAR O FENÔMENO NATURAL.
ILHAS FAROE
AO NORTE DA ESCÓCIA, ENTRE O MAR DA NORUEGA E O ATLÂNTICO NORTE, AS ILHAS FAROE SÃO UM ARQUIPÉLAGO DEPENDENTE DA DINAMARCA E CONHECIDO POR SUAS HERANÇAS DA CULTURA VIKING. QUANDO O CLIMA AJUDA, AS ILHAS SÃO EXCELENTES PARA AVISTAR AURORAS BOREAIS.

 FONTE:HTTP://VIDAEESTILO.TERRA.COM.BR/TURISMO/INTERNACIONAL/

EM BUSCA DA AURORA BOREAL

Aurora Boreal: o que é?

Tem um monte de explicações físicas por trás da coisa, mas vou tentar explicar brevemente. Tudo começa com uma explosão na superfície do Sol, capaz de mandar um pouco de partículas pelo espaço. São os ventos solares. Se eles rumarem na direção da Terra, vão acabar sendo refletidos pelo nosso campo magnético. Só que tem uma parte dessa energia que acaba sendo canalizada para os polos do planeta e acabam invadindo a atmosfera.
Aurora Boreal em Tromso1
Ao entrar em contato com o ar, essa radiação sofre uma mudança de direção. Em vez de ir exatamente para o polo norte e para o polo sul magnético, ela se espalha por uma região meio ovalada que fica EM VOLTA dos polos (o cinturão de Aurora). O contato dos ventos solares com os gases da atmosfera libera as diversas cores que vemos na Aurora: verde pelo contato com o oxigênio, vermelho quando reage com o nitrogênio e azul por culpa do hidrogênio.

Onde ver a Aurora Boreal?

Se a Aurora acontece em torno dos polos, a única forma de vê-la é estando nesse cinturão que eu citei acima. Se você for para o norte, vai ver a Aurora Boreal, se for para o Sul, verá a Aurora Austral. Quando uma estiver se manifestando, a outra também estará, simultaneamente.
Cinturão da Aurora Boreal
Já parou para pensar que quase ninguém fala da Aurora Austral? Pois é, o problema aqui é que a região onde é possível vê-la fica justamente na Antártida, onde não há nenhuma cidade para se hospedar! Você terá que estar numa base militar ou em um navio de cruzeiro pela região. Resumindo, não é algo lá muito fácil, concordam?
Cinturão da Aurora Austral
Já a Aurora Boreal pode ser vista nas imediações de várias cidades habitadas, todas elas acima do Círculo Polar Ártico. Toda a Islândia, por exemplo, está na zona onde o fenômeno acontece, assim como uma grande extensão do Alaska, do Canadá e da Sibéria (na Rússia). Mas daí temos um outro problema, todos esses lugares são geralmente MUITO frios, distantes e sem lá muita infra-estrutura para nós, turistas.

Os melhores lugares para ver a Aurora Boreal

Tromso, na Noruega é considerada a capital mundial da Aurora Boreal, e não é à toa. Em primeiro lugar, ela está bem em cima do cinturão onde as Luzes do Norte aparecem. Mas o que faz este lugar tão especial são duas outras coisas: o clima e a infra-estrutura.
Tromso (ou Tromsø, como queiram), tem cerca de 70.000 habitantes e muitos hotéis. No centro, dá para perder a conta da quantidade de lojas e restaurantes. Para os baladeiros de plantão, tem pubs, nightclubs e bandas de rock. Mesmo tão longe, a cidade é um grande centro universitário da Noruega, respirando cultura e com diversos eventos. Ou seja, o lugar está preparado para receber você que está afim de conhecer a tal Aurora Boreal.
Centro de Tromso, Noruega
Outro fator muito importante: apesar de estar perto do polo norte, Tromsø tem um clima relativamente quente, se compararmos com as outras cidades onde também dá para se ver a Aurora Boreal. Fairbanks no Alaska, por exemplo, a meca dos caçadores de auroras na América do Norte, chega fácil aos -30, -40 graus Celsius no inverno. Tromsø raramente vai abaixo de -10. Culpa da sua posição litorânea, banhada pela corrente marítima quente do Golfo, que ameniza um pouco a friaca de toda a zona costeira da Noruega.
Igreja no centro de Tromso NoruegaParece frio, mas poderia ser muito pior. Nesse momento, faziam -5 graus “apenas”
Teoricamente, Reykjavik, na Islândia, também reúne as mesmas condições acima. Mas aí tem um outro pepino: ir para Islândia é, logisticamente falando, mais difícil (menos voos) e mais caro (o custo das coisas por lá é ainda pior do que na Noruega, segundo dizem).

Qual a Melhor Época para ver a Aurora Boreal?

Outro fator muito importante: não dá para vê-la durante o dia. E para vocês terem uma ideia, perto do polo norte, no auge do verão (em Tromsø, isso é de Maio a Julho), o Sol nem sequer se põe! É o famoso Sol da meia-noite, fenômeno que também deve ser muito legal de se ver. Quanto mais longas as noites, maior a probabilidade de ver as Luzes do Norte.
Aurora Boreal - céu estrelado
Por essa razão a “temporada” de caçada à Aurora Boreal acontece durante o inverno, quando as noites são mais longas que os dias, entre Outubro e o final de Março. Na época da “Noite Polar” então, melhor ainda! Entre o fim de Novembro e o fim de Janeiro o Sol não chega nem a nascer! O difícil é aguentar o frio. Por isso mesmo, escolhemos ir bem no final da temporada, quando ainda há escuridão suficiente para se ver as luzes, sem ser frio demais. Ou pelo menos foi isso que nós pensamos que aconteceria…

E como saber quando a Aurora Boreal vai aparecer? Quanto tempo ela dura?

Aí temos um problema. Como ela depende de explosões solares, que acontecem ao acaso, sem qualquer interferência humana, teoricamente não há como prever o exato momento em que as luzes vão começar a brilhar. Mas, segundo o nosso guia, há um certo horário em que a coisa fica mais propícia. Em Tromsø, Noruega, costuma ser entre 21h e 23h. Dizem que em Fairbanks, no Alaska, costuma ser ali pelas 17-18h.
Onde a Aurora Boreal está acontecendo
E depois de aparecer, ela pode durar 5-10 minutos no céu, ou até mesmo horas ininterruptas. Às vezes a atividade cessa completamente, para depois retornar, 30-60 minutos depois. Ou seja, sempre é imprevisível. Seu movimento no céus, as cores e sua intensidade também são difíceis de prever com exatidão, embora haja uma certa “previsão de aurora” fornecida pelo site da Nasa, conforme eles vão monitorando a atividade dos ventos solares.
Probabilidade de se enxergar a Aurora Boreal
Tem ainda uns app para smartphones que mostram a previsão extraída desses sites. Procure por “Aurora Fcst” e “3D Sun” para iOS e Android. Estes são os melhores.

E por que dizem “caçada” à Aurora Boreal?

Você chegou na cidade certa, na época do ano certa e anoiteceu. Pronto, agora é só sair na rua e ver a Aurora Boreal, certo? Errado! Completamente!
As luzes da Aurora não são muito fortes e a iluminação das cidades atrapalha enxergá-las. Sabe quando você vai para um lugar bem ermo e vê um céu bem estrelado, totalmente diferente do céu que se vê nas cidades? É disso que estamos falando: de minimizar a poluição visual causada por luzes artificiais. Então prepare-se para percorrer as estradinhas da região e sumir no meio do nada!
Aurora Boreal com céu nublado Tromso
E aí tem a parte mais importante e mais delicada. Se o céu estiver nublado, esquece! Não dá para ver aurora alguma! Então, na prática “caçar” a Aurora Boreal significa procurar uma região distante, escura e sem nuvens. E vocês não tem noção de como isso pode ser difícil de conseguir!

Tour com guia x Caçada por conta própria

Durante os quatro dias que passamos em Tromsø, deu para ter uma boa noção de como a coisa funciona. Como eu disse acima, no fundo, no fundo, o mais importante e delicado para se conseguir ver a Aurora é a previsão do tempo, do clima. Nós pegamos 4 dias de nevascas praticamente ininterruptas sobre a cidade. As estradas estavam todas cobertas de neve e nós, brasileiros sem experiência em dirigir sobre o gelo, preferimos nem arriscar a alugar um carro.
Rumo à Aurora Boreal


Por onde andamos em busca da Aurora Boreal
Mas mesmo se não houvesse neve, descobrir onde há um lugar de tempo aberto quando os sites de previsão do tempo e os mapas mostram céu carregado com nuvens pesadas sobre toda a região é trabalho para profissionais.
Aurora Hunters: nossos guiasOs nossos guias no terceiro dia de tour
Agora, se o tempo está bom… É só dirigir 15-20km em qualquer direção para se afastar das luzes da cidade e procurar um lugar onde seja permitido estacionar. Se você encontrar um lugarzinho com uma paisagem bonita para compor uma boa foto… Ainda melhor!
Aurora Boreal em Tromso
E se vocês tiverem alguma outra dúvida, fiquem à vontade e usem a caixa de comentários abaixo. O que eu não souber responder, tento descobrir!!! E que vocês tenham a mesma sorte que a gente quando forem atrás da Aurora de vocês.
Querem ver como foi a nossa experiência? Clique neste link, onde contamos como foi a nossa busca à Aurora Boreal em Tromsø.


Aurora Boreal: sem sombra de dúvida um dos fenômenos mais lindos da natureza. Sem medo de parecer exagerado, posso dizer que foi uma das experiências mais incríveis de nossas vidas. E se alguém ainda não sabe do que estou falando, dê só uma olhada na foto abaixo, que você vai ter uma noção. Tem preço assistir a um espetáculo desses?
Aurora Boreal em Tromso
Bem, preço tem. E não é lá muito barato. Se você quer saber como fizemos para estar ali na hora certa e no lugar certo para presenciar as Luzes do Norte (Northern Lights), é só clicar no botãozinho “Leia Mais”.

A nossa primeira Aurora Boreal


Nosso primeiro dia foi 10 de Março, já de cara quando chegamos em Tromsø. Passeio reservado desde o Brasil pelo site Visit Tromso, pelo chamado Northern Lights Bus. Saímos às 19h debaixo de neve forte. No dia anterior, seu grupo não tinha conseguido ver nada devido ao mal tempo e com o nosso grupo, ele decidiu rumar para a ilha de Kvaløya, a oeste, na direção do mar.
Aurora Boreal na noruega
Depois de muito tempo dirigindo (mais de 1:30h) sobre neve forte e tempo COMPLETAMENTE fechado, surgem as primeiras estrelas no céu. Os primeiro lampejos da Aurora foram pálidos e embaçados, sobre um tempo ainda bastante nublado, mas foram nitidamente visíveis, mesmo de dentro da van.
Tromso - capital da Aurora Boreal
E exatamente às 21h, eis que um céu totalmente estrelado se abre para nós. Sem lugar para parar o veículo, seguimos na direção das luzes, procurando escapar da montanha que estava no meio do caminho. O vento soprava forte: -5 graus com sensação de -15.
Aurora Boreal parecendo fogos de artifício
E então, finalmente, a gente conseguiu descer do micro-ônibus num lugar não tão bonito, mas perfeito para vê-la serpentear pelo céu e dançar em todas as direções. É realmente tudo aquilo que a gente esperava e muito mais!
Aurora Boreal Tromso Noruega
Eu, sem muita prática com a máquina fotográfica, me atrapalhei com o tripé, coloquei a lente errada, custei a conseguir fazer o foco manual… Enfim, deixei de ter um registro lá muito fiel daquela que foi a Aurora mais intensa que presenciamos.
Aurora Boreal aprendendo a fotografar
Preço: NOK 800,00 e aviso aos navegantes, lota rápido. ATUALIZAÇÃO: No outono de 2013, o preço já subiu para NOK 950,00 e em 2014 vai para NOK 1.050,00
Aurora Boreal Bus primeiro dia

A segunda Aurora Boreal


Dessa vez fizemos o tour da Artic Guide Service, o maior serviço de Tromsø, sem qualquer sombra de dúvida. Eles tem uma sede própria (imensa) e a cada dia conseguem encher 2 ônibus de 49 lugares, além de umas 2 vans menores de turistas. É bastante gente! E lá fomos nós dessa vez para o continente, na direção sul, atrás de onde disseram haver tempo bom.
Aurora Boreal frustrada
Chegamos depois de uma hora e meia num grande estacionamento, numa região bem erma, mais ou menos perto de um vilarejo chamado Nordhaug. Descemos do ônibus, armamos o tripé, treinamos bastante com a câmera e…
Nada de Aurora.
Aurora Boreal - céu estrelado
O frio de -18 graus (a gente estava pensando que não ia pegar tanto frio, mas acabamos pegando as temperaturas mais baixas do ano!) e a gente lá, por quase uma hora esperando para ver a danada!
Preço: NOK 950 (inclusive na temporada 2013-2014) e inclui uma bebida quente e uns cookies (além de umas roupas reflexivas para que eles não se perdessem da gente).
Não conseguimos ficar esperando todo o tempo naquele frio congelante e acabamos voltando para dentro do ônibus. No fim das contas, foi lá onde ficamos a maior parte do tempo. Esse tour é mais demorado, dando mais tempo para o pessoal tirar fotos. Eles também têm um serviço de venda de retratos da pessoa com a Aurora de fundo. O lado ruim desse passeio é o grande número de pessoas, impossível ter um atendimento mais personalizado.

A terceira Aurora Boreal


Depois de ficarmos dormindo o dia 12 de Março, resolvemos arriscar mais uma excursão no dia 13. Esse a gente não conseguiu reservar pela internet, fomos direto no centro de informações turísticas da cidade e compramos nossos “ingressos” lá mesmo.
Aurora Boreal no fiorde
Os Northern Lights Hunter transportam os turistas em uma van com no máximo 15 passageiros, nada de grupos gigantescos. E percebemos que isso torna o passeio muito mais interessante.
Preço: NOK 890. ATUALIZAÇÃO: O preço deles subiu para NOK 950 para a temporada 2013-2014.
Aurora Boreal no vale
Principalmente quando a van é invadida por um grupo de 4 cariocas super animados que chegam “causando”, cantando músicas e tirando onda com o guia da excursão.
Aurora Boreal em nível máximo Tromso
Nesse dia, a Aurora pode não ter sido a mais forte, mas com certeza foi a mais divertida, graças às histórias hilárias desses 4 brasileiros. Para encurtar conversa, eles tinham ido parar ali em Tromsø depois de ter arrumado briga na Áustria, de um encontro inusitado com um anão em Munique e de uma diarreia inesperada no meio da neve. Gente… Era de rolar de tanto rir.
Aurora Boreal com céu nublado Tromso
Já mais treinado com a câmera, consegui as melhores imagens, mesmo o céu não estando completamente limpo como gostaríamos. Tivemos a oportunidade de fotografá-la em dois pontos diferentes, ambos perto do vilarejo de Nordkjosbotn. Em um deles, o cenário contribuiu em muito, bem à beira de um fiorde.
Saindo na foto com a Aurora Boreal
Definitivamente, esta foi uma experiência para não esquecer jamais.
Aurora Boreal em Tromso1
E se você quer saber como fazer para também ver a Aurora, leia o nosso post guia! Lá contamostudo sobre a Aurora Boreal: como vê-la, onde, quando e como ela acontece para você programar também a sua caçada às Luzes do Norte.
Aurora Boreal é muito bonita e realmente mágica. Por isso mesmo, muitos turistas sonham em vê-la. Mas na hora de planejar uma viagem até os confins do mundo, onde podemos avistá-la, surgem sempre várias dúvidas. Afinal, como é que se faz para chegar até ela?
Aí vem a parte boa! Como nós tivemos a oportunidade de ver a Aurora Boreal durante a nossa viagem para o norte da Noruega, reunimos o máximo de informações que pudemos para compartilhar com vocês e o resultado é esse artigo aqui.
 Fonte:http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/em-busca-da-aurora-boreal/

















Comentários