O QUE É O CICLO NATURAL DA ÁGUA? (COM VÍDEO)

ciclo_SAPO


O QUE É O CICLO NATURAL DA ÁGUA? (COM VÍDEO)


Cerca de 97% da água existente no nosso planeta está nos Oceanos – a restante encontra-se congelada nos rios e lagos ou retida no subsolo e atmosfera. Indispensável aos seres vivos, a água é a única substância que existe na natureza em três estados: sólido (glaciares), líquido (oceanos) e gasoso (nuvens).
Estes três estados desempenham importantes papéis no funcionamento da Terra – designada, precisamente de Planeta Azul. A hidrosfera pode ser subdividida em três reservatórios: o oceano, os glaciares polares e a água doce continental.
A água doce dos continentes é composta essencialmente pelas águas subterrâneas, superfícies freáticas profundas e superficiais. A água de superfície, aquela que vemos, que utilizamos e que marca a nossa vida quotidiana, constitui um pequeníssimo volume do total; a água dos lagos representa a décima milésima parte da água terrestre de superfície, a água contida na atmosfera a centésima milésima e a água dos rios e ribeiras a milionésima.
O ciclo natural da água refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, água do sol, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. É aqui que a água se move – perpetuamente – entre cada uma das várias regiões, constituindo três processos de transferência: a evaporação dos Oceanos e outros corpos de água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar; a precipitação, pela condensação do vapor de água e caindo para a Terra ou mar; e o escoamento para os oceanos.
Conheça melhor o Ciclo Natural da Água neste vídeo partilhado pela Águas de Portugal.

ciclo_SAPO

Comentários