POLUIÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS, DESCARGAS DE 'FOREVER CHEMICALS', POLUIÇÃO INDUSTRIAL, IMPACTOS DEVASTADORES NA SAÚDE HUMANA
É um acrônimo curioso - PFAS - e significa uma família de produtos químicos que está na maioria das casas e está sendo detectado em um número crescente de sistemas de água em Michigan e em outros estados e províncias. “Forever Chemicals” é como PFAS, PFOA e PFOS são conhecidos por causa do tempo que levam para se decompor no corpo das pessoas e no meio ambiente. Esses grupos de produtos químicos industriais são usados em muitos produtos domésticos antiaderentes, embalagens de alimentos e roupas impermeáveis para uso externo. E a pesquisa está apenas começando a determinar os efeitos na saúde e qual tratamento pode haver, se houver.
O que as pessoas podem fazer para proteger a si mesmas e suas famílias? Como os governos federal, estaduais e municipais estão respondendo? Que responsabilidade tem a indústria? E quais são os custos financeiros, médicos e sociais?
Fonte:https://www.greatlakesnow.org/foreverchemicals/
Produtos químicos tóxicos para sempre em sua água
Substâncias de poli e perfluoroalquil, conhecidas como PFAS , os 'produtos químicos eternos' sintéticos tóxicos, são encontrados em muitas áreas da casa, incluindo água potável. Embora isso realmente tenha facilitado nossas vidas, sabe-se que o PFAS tem certos efeitos na saúde que variam de leves a graves: problemas hepáticos, risco de asma, resposta reduzida a vacinas, bem como câncer renal e testicular. Esses produtos químicos têm a capacidade de atravessar a placenta para o feto, além de serem ingeridos pelo leite materno. Na verdade, o sangue da maioria dos americanos, se testado, teria uma taxa muito alta de PFAs .
Os produtos químicos PFAS são usados na fabricação de panelas antiaderentes, limpadores antimanchas, sacos de pipoca para micro-ondas, produtos à prova d'água e soluções de combate a incêndios principalmente em espuma formadora de película aquosa. Esses produtos químicos se originaram de empresas que usavam PFAs para fins industriais e, infelizmente, ainda vemos esse produto químico em quase todos os lugares. Os PFAs contaminaram as águas subterrâneas e a água potável. Ele encharcou o solo / terras agrícolas que contaminou o gado e entrou em nossa corrente sanguínea.
Apenas um punhado de estados aprovou legislação para limitar o PFAS na água potável. Outros ainda estão aprendendo os efeitos e criando medidas para manter os cidadãos seguros. Infelizmente, esses produtos químicos, ligados a átomos de carbono e flúor, são muito fortes, uma das ligações mais fortes da química e, portanto, não podem ser decompostos na natureza. A única maneira de garantir que nenhum PFAS esteja presente em sua água potável é por meio de um sistema de filtração por osmose reversa.
Você sabia que a água fervente só torna o PFAS mais concentrado e mais perigoso de consumir? A única maneira de remover o PFAS da água potável é filtrando-o através de um Sistema de Osmose Reversa Kinetico K5. Este é o único sistema de filtragem reconhecido e aprovado que removerá este 'produto químico eterno' tóxico em sua água potável.
Fonte:https://www.clearwatersystems.com/forever-chemicals/
Poluição de águas residuais, descargas de 'Forever Chemicals', poluição industrial, impactos devastadores na saúde humana
Todos os artigos da Global Research podem ser lidos em 51 idiomas ativando o botão Translate Website abaixo do nome do autor.
Para receber o Boletim Diário da Global Research (artigos selecionados), clique aqui .
Siga-nos no Instagram e no Twitter e inscreva-se em nosso canal no Telegram . Sinta-se à vontade para repassar e compartilhar amplamente os artigos da Pesquisa Global.
***
Hoje, a Agência de Proteção Ambiental lançou um plano para regular a poluição das águas residuais, incluindo descargas dos “ produtos químicos permanentes ” conhecidos como PFAS. Mas o plano não reflete a necessidade urgente de enfrentar essas descargas mais rapidamente.
O tão esperado plano da agência levará anos para ser concluído, atrasando as restrições muito necessárias às descargas de PFAS em cursos d'água. O plano, o Effluent Guidelines Program Plan 15 , fica aquém da promessa da EPA em seu Roteiro Estratégico PFAS de 2021 para “subir a montante” do eterno problema dos produtos químicos.
A EPA confirmou que até a primavera de 2024 – nove meses depois do programado anteriormente – lançará um projeto de regulamentação para fabricantes de PFAS ou aqueles que criam misturas de PFAS. A agência fará o mesmo para acabamentos de metal e galvanoplastia até o final de 2024, um atraso de seis meses. A EPA não anunciou quando as regras finais estarão disponíveis para essas indústrias.
A agência também começará a regulamentar as liberações de PFAS de aterros sanitários, mas não forneceu um cronograma para uma regra final.
Para todas as outras categorias industriais que a EPA considerou para as diretrizes de limitação de águas residuais PFAS, o novo plano inclui mais estudos e monitoramento, provavelmente atrasando indefinidamente as restrições a essas fontes.
“Os poluidores conseguiram um passe livre por muito tempo para contaminar milhares de comunidades. Agora eles precisam de uma ação agressiva da EPA para interromper o PFAS na fonte”, disse Melanie Benesh , vice-presidente de assuntos governamentais do Grupo de Trabalho Ambiental. “Mas o plano da EPA carece da urgência que essas comunidades esperam com razão.
“Estamos profundamente preocupados com o fato de a EPA estar impondo restrições às indústrias poluidoras de PFAS, como fabricantes de eletrônicos, curtidores de couro, formuladores de tintas e moldadores de plásticos”, disse Benesh. “Também estamos alarmados com o fato de que as restrições propostas pela EPA sobre alguns dos mais graves poluidores de PFAS – fabricantes de produtos químicos e acabamentos de metais – também estão sendo adiadas, sem cronograma para quando esses limites serão definitivos, se é que algum dia.
“Embora seja bom que a EPA esteja se comprometendo a lidar com as descargas de PFAS de aterros – uma fonte de poluição que afeta desproporcionalmente comunidades vulneráveis – também não está claro no plano da EPA quando, se é que algum dia, esses limites se materializarão.
“Dado o ritmo glacial da mudança no plano da EPA, os estados não devem esperar que a EPA aja sobre o PFAS”, disse ela.
Descargas industriais de PFAS causaram contaminação significativa em locais como a bacia do rio Cape Fear , na Carolina do Norte , e Parkersburg, na Virgínia Ocidental.
O EWG usou dados de fiscalização da EPA para identificar cerca de 40.000 potenciais descarregadores industriais .
Doses muito baixas de PFAS na água potável têm sido associadas à supressão do sistema imunológico , incluindo eficácia reduzida da vacina e aumento do risco de certos tipos de câncer . Os PFAS estão ligados ao aumento do colesterol, problemas reprodutivos e de desenvolvimento e outros danos à saúde .
Alguns legisladores também estão tentando forçar a EPA a abordar o PFAS mais rapidamente. A Lei de Padrões de Água Limpa para PFAS , apresentada pelo deputado Chris Pappas (DN.H.) e pela senadora Kirsten Gillibrand (DN.Y.) no ano passado, exigiria que a agência desenvolvesse diretrizes de limitação de águas residuais PFAS e padrões de água para PFAS em nove categorias diferentes da indústria até o final de 2026.
A EPA está planejando propor regulamentações em todo o setor para determinados setores, mas os reguladores podem atualizar as licenças das instalações para abordar o PFAS a qualquer momento. A EPA divulgou orientações para escritores de licenças federais em abril e orientação para escritores de licenças estaduais em dezembro.
*
Nota aos leitores: clique nos botões de compartilhamento acima. Siga-nos no Instagram e no Twitter e assine nosso canal no Telegram. Sinta-se à vontade para republicar e compartilhar amplamente os artigos da Pesquisa Global.
Comentários
Postar um comentário